quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Universo da Física

Disposição dos átomos de carbono em uma camada de grafeno. Clique para ampliar

Grafeno

O material mais fino do mundo, apenas um átomo de espessura

Borges e Nicolau
A grafite dos lápis que usamos para escrever é feita de camadas de grafeno, que são películas formadas por átomos de carbono dispostos em uma rede hexágonal com a espessura de um átomo. Esse material singular é cem vezes mais forte que o aço, quase transparente e com imensa capacidade de conduzir calor e eletricidade.

As camadas de grafeno têm ligação tênue entre sí, razão pela qual a grafite é usado na escrita. Quando esfregamos a ponta do lápis no papel um rastro de carbono é deixado sobre ele.

O isolamento do grafeno tomou a comunidade científica de surpresa, pois não se acreditava que era possível isolar um material tão fino de maneira estável – as folhas se dobrariam, amassariam ou desapareceriam.

Andre Geim e Konstantin Novoselov

Pela façanha conseguida em 2004, Andre Geim e Konstantin Novoselov, dois físicos russos da Universidade de Manchester foram contemplados com o Nobel de Física de 2010. A descoberta abriu as portas para uma série de possibilidades, como o estudo de fenômenos quânticos e a criação de novos dispositivos eletrônicos.

Saiba mais sobre o grafeno aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário