domingo, 10 de outubro de 2010

Arte do Blog

Clique para ampliar

Nos domínios de Newton e Hawking

Borges e Nicolau
A Ponte Matemática, “Mathematical Bridge” é sem sombra de dúvida a mais charmosa das pontes da cidade de Cambridge, na Inglaterra. Situada na parte posterior do Queens’ College, foi projetada pelo arquiteto William Etheridge (1707-1776) e construída em 1749 por James Essex the Younger (1722-1784).

Alguns dos homens que mudaram a história da Física estudaram em Cambridge, incluindo Isaac Newton, James Clerk Maxwell, John Joseph Thomson, Ernest Rutherford, Paul Adrien Maurice Dirac e Stephen William Hawking. Provavelmente os notáveis cientistas em algum momento de suas vidas passaram sobre a Ponte Matemática, ou mesmo sob ela em aprazíveis passeios de barcos, tão comuns em Cambridge como as gôndolas de Veneza.

Existe uma lenda ligando a ponte a Newton, mas é apenas uma lenda que diz que ele teria sido o construtor da ponte. Há um problema temporal nessa afirmativa, Newton morreu em 1727 e a ponte só foi erguida em 1749. Em 1866 e 1905 foi reformada recebendo alguns melhoramentos nas fixações das partes que a compõem.

Na verdade não há uma razão especial para que a ponte seja  chamada de Ponte Matemática. Dentre as lendas que a cercam existe o mito de que tenha sido erguida sem pregos, apenas com encaixes, o que não é verdade.

De alguma forma a Ponte Matemática deve ter alguma relação com o brilhantismo da Universidade de Cambridge. Quem poderia quantificar o quanto de inspiração os passeios sob a “obra de arte” influíram nessa singular comunidade de pensadores, que em 2010 foi considerada a melhor universidade do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário