sábado, 9 de outubro de 2010

Leituras do Blog

Nanotubo de carbono. É uma estrutura de átomos de carbono distribuídos em rede hexagonal formando um tubo oco e que tem ótimas aplicações como condutor de sinais elétricos e de calor.
O termo nanotubo refere-se à dimensão do diâmetro tubular, infinitamente pequena em relação á ordem de grandeza do que é visível ao olho humano.

Nanotecnologia

Borges e Nicolau
No dia a dia estamos acostumados com o uso do prefixo micro como por exemplo em microorganismo, microscópio, microbiologia, microchip. A palavra micro, indicada por μ é um submúltiplo igual a 10-6.

Assim, 1μm = 1 micrômetro = 10-6 m = 0,000 001 m. Observe que 1 micrômetro é a milionésima parte do metro, isto é, um metro dividido em um milhão de partes iguais. Corresponde também a milésima parte de um milímetro, isto é, um milímetro dividido em mil partes iguais.

Atualmente, as pesquisas e a tecnologia passaram a manipular a matéria na escala atômica, dando origem à nanotecnologia. O prefixo nano, indicado por n é um submúltiplo igual a 10-9.

Assim, 1nm = 1 nanômetro = 10-9 m = 0,000 000 001 m. Observe que 1 nanômetro é a bilionésima parte do metro. Um nanômetro corresponde aproximadamente ao comprimento de dez átomos de hidrogênio dispostos lado a lado. Para efeito de comparação: o diâmetro da seção reta de um fio de cabelo equivale a cerca de 100 000 nm.

A nanorobótica, a nanoeletrônica e a nanomateriais, são os principais campos de aplicação da nanotecnologia, em fase de pesquisa ou já em uso.

A nanotecnologia é a tecnologia que utiliza a escala nanométrica.

Saiba detalhes. Clique aqui, aqui, aqui, aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário