sábado, 12 de março de 2011

Cursos do Blog - Respostas 07/03

Movimento Uniforme (II)

Borges e Nicolau

Exercício 1:
Dois automóveis, A e B, percorrem trajetórias retas e paralelas com velocidades de módulos 50 km/h e 80 km/h, em relação ao solo. Qual é o módulo da velocidade do carro B, em relação ao carro A. Analise os casos:

a) A e B deslocam-se no mesmo sentido.

Clique para ampliar

b) A e B deslocam-se em sentidos opostos.

Clique para ampliar

Respostas:
a) 30 km/h
b) 130 km/h

Exercício 2:
Dois trens T1 e T2 percorrem trajetórias retas, paralelas e no mesmo sentido. O trem T1 tem comprimento igual a 300 m e velocidade constante de módulo 90 km/h. O trem T2 tem comprimento igual a 150 m e velocidade constante de módulo 72 km/h. Determine:

a) O intervalo de tempo necessário para que o trem T1 ultrapasse o trem T2.
b) A distância percorrida pelo trem T1 durante a ultrapassagem.

Respostas:
a) 90 s
b) 2250 m

Exercício 3:
Resolva o exercício anterior considerando que os trens se desloquem em sentidos contrários.

Respostas:
a) 10 s
b) 250 m

Exercício 4:
Dois carros, A e B, partem de São Paulo com destino a Mairiporã, desenvolvendo em todo trajeto movimentos uniformes de mesma velocidade de módulo 60 km/h. O carro A partiu 20 minutos antes do que o carro B. Um carro C parte de Mairiporã com destino a São Paulo, também realizando movimento uniforme. O carro C cruza com o carro A e 12 minutos depois cruza com o carro B. Determine o módulo da velocidade do carro C.

Resposta: 40 km/h

Exercício 5:
Dois estudantes Pedro e Raphael realizam uma experiência visando determinar, numa rodovia, a velocidade escalar de um carro que realiza um movimento retilíneo e uniforme.

Clique para ampliar

Pedro está provido de um apito e Raphael de um cronômetro. Os estudantes ficam à distância D = 170 m e no instante em que o carro passa por Pedro ele aciona o apito. Ao ouvir o som do apito, Raphael dispara o cronômetro e o trava no instante que o carro passa por ele. O cronômetro registra 6,3 s. Qual é a velocidade do carro? Sabe-se que a velocidade do som é de 340 m/s.

Resposta: 25 m/s

Nenhum comentário:

Postar um comentário