domingo, 13 de março de 2011

Arte do Blog


O primeiro sismógrafo chinês

Borges e Nicolau
Há regiões do mundo mais sujeitas a terremotos do que outras. Tremores de terra são raros no Brasil e quando ocorrem têm pequena magnitude. No entanto, na China e no Japão, tais fenômenos são frequentes e causam muita destruição.

Os chineses têm registros de praticamente todos os distúrbios ocorridos em seu território. A primeira catástrofe anotada se deu em 780 a.C., mas um dos piores terremotos da história da China aconteceu no ano 1303 d.C., quando morreram mais de 800 000 pessoas.

Embora não tenham conseguido progresso na criação de uma teoria para os terremotos, os chineses foram capazes de contruir um aparelho que registrava a ocorrência de um abalo sísmico e indicava a direção de sua procedência.

O "sismógrafo" chinês data do principio do século II d.C., e sua criação é atribuída a Zhang Heng (Chang Heng). O notável instrumento consistia em uma jarra de vinho, feita de bronze, de 2 metros de diâmetro, dotada de uma tampa. Dentro da jarra havia um pêndulo imune a pequenos movimentos na superfície, mas sensível às ondas sísmicas de um terremoto. Oito cabeças de dragão ladeavam a jarra. Cada uma delas contendo uma bola. No plano inferior da jarra, em torno dela, oito sapos com as bocas abertas estavam posicionados na vertical dos dragões. 

Quando acontecia um tremor de terra a boca de dragão que estivesse na direção do sismo se abria e deixava a bola cair na boca do sapo. Quando isso acontecia o sismógrafo era automaticamente desligado, não caíam mais bolas, mas a direção da ocorrência estava definida.

Há registros de que o aparelho foi de grande utilidade e há indícios de que alguns exemplares foram exportados para a Pérsia.

A imagem acima dá uma idéia do desenvolvimento da metalurgia chinesa na época em que foi construído o sismógrafo. Embora o bronze fosse conhecido na Europa, os povos desse continente ainda não dominavam a técnica de fundição de grandes peças.

O vaso de bronze, de dois metros de diâmetro, que constitui a base do primeiro sismógrafo chinês é uma verdadeira obra de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário