domingo, 27 de março de 2011

Arte do Blog


Jackson Pollock

Borges e Nicolau
Na "Arte do Blog" da semana passada citamos o artista Jackson Pollock por ter influenciado com sua técnica o casal de artistas Marc e Gillie Schattner, cuja obra foi por nós apresentada.

Pollock (1912-1956) começou a carreira como pintor realista, mas, fortemente influenciado pelo abstracionismo de vanguarda europeu mudou o enfoque de sua arte e saiu em busca de seus próprios meios de expressão.

Logo após o final da Segunda Guerra Mundial, por volta de 1946, Pollock renunciou aos elementos figurativos em seus quadros. A nova temática por ele escolhida e a pintura feita com a técnica do gotejamento deu à sua obra grande aceitação, Jackson Pollock tornou-se um dos representantes máximos do expressionismo abstrato.

Max Ernst, criou o 'dripping' (gotejamento), na qual a tinta contida em receptáculos perfurados pingava sobre telas imensas que ficavam estendidas no chão. Nada de cavalete, nada de pincéis.

Com Pollock a pintura de ação (action painting), tão a gosto dos diretores de cinema quando querem mostrar artistas contemporâneos em ação, atinge o seu auge. Apesar de ter seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock morreu jovem, aos 44 anos, em um acidente de carro no dia 11 de agosto de 1956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário