domingo, 20 de março de 2011

Arte do Blog


Arte contemporânea
O cão em todos nós

O casal de artistas Marc e Gillie Schattner, premiados e finalistas do Archibald Prize, escolheram o melhor amigo do homem como tema de alguns trabalhos e deram aos totós características humanas usando técnicas do consagrado artista Jackson Pollock

Borges e Nicolau
"Quando testemunhamos a devastação que o homem pode causar ao seu ambiente e seu companheiro, pensamos que as pinturas acima constituem uma ação não só oportuna, mas de fundamental importância para mostrar um outro lado da humanidade - um lado visto através da alegria, felicidade e amor de nossos cães".

Gillie, nasceu em Londres, em 1965, e Marc, em Melbourne, em 1961. O casal tem feito exposições em todo o mundo, incluindo mostras exclusivas em Sydney, Melbourne, Nova York, Cingapura, Hong Kong e na Bélgica.

Falando sobre trabalho informaram que a colaboração vem acontecendo há 18 anos e que assim que começaram a pintar juntos descobriram que os estilos não apenas se complementaram: eles se fundiram. Criamos nosso próprio estilo visual e de linguagem, de modo que eventualmente as pessoas não podem separar o que cada um fez em um determinado trabalho.

Falando sobre a técnica: cada pintura tem um processo demorado. Depois de discutirmos o tema fazemos vários esboços e então escolhemos um para refazer. O processo envolve muito debate. Em seguida, aplicamos grossas camadas de impasto, ou seja, grossas camadas de tinta para dar volume o que proporciona um efeito escultural, acrescentando dimensão à arte figurativa e aos objetos. Gostamos da aparência tridimensional, dá idéia de que os elementos do quadro saltam em você. O impasto demora dias para secar, em seguida colocamos uma camada de base de tinta acrílica com as cores e as formas finais. O toque final é feito com metáis para dar textura, ora raspando, ora ondulando, processo utilizado por Jackson Pollack. Quando a tinta está finalmente seca pintamos os contornos com tinta preta para dar a profundidade final.

Os trabalhos mostrados acima, homenagem aos cães, são da maior importância, afinal de contas os protagonistas são nossos melhores amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário