quinta-feira, 24 de março de 2011

Caiu no vestibular

Elétrons em campo magnético

(FUVEST-SP)
Assim como ocorre em tubos de TV, um feixe de elétrons move-se em direção ao ponto central O de uma tela, com velocidade constante.

Clique para ampliar

A trajetória dos elétrons é modificada por um campo magnético vertical B, na direção perpendicular à trajetória do feixe, cuja intensidade varia em função do tempo t como indicado no gráfico.

Clique para ampliar

Devido a esse campo, os elétrons incidem na tela deixando um rastro representado por uma das figuras abaixo. A figura que pode representar o padrão visível na tela é


Resolução:

Ao atravessar o campo magnético B, o feixe de elétrons fica sujeito a uma força magnética cuja direção e sentido são dados pela regra da mão direita número 2 ou pela regra da mão esquerda.

Para B na direção e sentido do eixo y (B positivo), a força magnética tem a mesma direção e o mesmo sentido do eixo x.

Para B na direção do eixo y e sentido oposto (B negativo), a força magnética tem a mesma direção do eixo x e sentido oposto.

Deste modo, concluímos que o feixe de elétrons oscila sobre o eixo x.

Resposta: e

Observação: Para a formação da imagem na tela de um televisor, além do campo magnético de indução B na direção do eixo y, existe outro campo magnético de intensidade variável na direção do eixo x. Sob a ação desses campos magnéticos de intensidades variáveis o feixe de elétrons varre toda a tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário