quinta-feira, 31 de março de 2011

Caiu no vestibular

Terremoto

(UFPA)
Um terremoto é um dos fenômenos naturais mais marcantes envolvidos com a propagação de ondas mecânicas. Em um ponto denominado foco (o epicentro é o ponto na superfície da Terra situado na vertical do foco), há uma grande liberação de energia que se afasta pelo interior da Terra, propagando-se através de ondas sísmicas tanto longitudinais (ondas P) quanto transversais (ondas S). A velocidade de uma onda sísmica depende do meio onde ela se propaga e parte da sua energia pode ser transmitida ao ar, sob forma de ondas sonoras, quando ela atinge a superfície da Terra. O gráfico abaixo representa as medidas realizadas em uma estação sismológica, para o tempo de percurso (t) em função da distância percorrida (d) desde o epicentro para as ondas P e ondas S, produzidas por um terremoto.

Clique para ampliar

Considerando o texto e o gráfico representados acima, analise as seguintes afirmações:

I) As ondas P são registradas na estação sismológica antes que as ondas S.

II) A energia de uma onda sísmica ao se propagar no ar, sob forma de ondas sonoras, é transportada através de ondas P.

III) As ondas S podem propagar-se tanto em meios sólidos como em meios líquidos ou em meios gasosos.

IV Quanto à direção de vibração, uma onda P se comporta de forma análoga a uma onda que é produzida em uma corda de violão posta a vibrar.

Estão corretas apenas

A) I e II
B) I e III
C) I, II e III
D) II e IV
E) II, III e IV

Resolução:

I) Correta. Do gráfico observamos que para cada distância percorrida pelas ondas sísmicas, as ondas P são registradas num intervalo de tempo menor. Conclusão: as ondas P são mais rápidas e, portanto, chegam antes.

II) Correta. As ondas sonoras que se propagam no ar são mecânicas longitudinais.

III) Incorreta. As ondas mecânicas transversais propagam-se, em geral, em meios sólidos. Nos meios líquidos e gasosos, normalmente, não ocorrem transmissões de abalos transversais.

IV) Incorreta. A onda produzida em uma corda de violão, quando posta a vibrar, é transversal.

Resposta: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário