terça-feira, 22 de março de 2011

Livros


Guia de Livros Didáticos PNLD 2012

Física/Ensino Médio

O Ministério da Educação publicou o Guia de Livros Didáticos PNDL 2012 onde apresenta as coleções que foram aprovadas por especialistas em Educação e que estarão à disposição dos professores das escolas públicas para avaliação e posterior adoção. Na relação dos livros escolhidos de Física está a coleção Física - Ciência e Tecnologia, da Editora Moderna, de autoria dos professores Carlos Magno A. Torres, Nicolau Gilberto Ferraro (co-autor da coleção os Fundamentos da Física e editor pedagógico do blog "Os Fundamentos da Física") e Paulo Antonio de Toledo Soares.

A obra: Física - Ciência e Tecnologia

A coleção possui três volumes estruturados em unidades e cada unidade está organizada em capítulos. O projeto editorial está organizado de modo que, no início de cada capítulo, há uma foto e um texto relacionados ao que será abordado, seguidos do texto de exposição do conteúdo, de um conjunto de exercícios resolvidos e de exercícios propostos.

Nas laterais das páginas ou, às vezes, de modo intercalado no texto principal, aparecem as seguintes seções: Atividades em grupo, geralmente trazendo uma sugestão para pesquisa e/ou propondo uma discussão em pequenos grupos ou, coletivamente, com toda a turma; Proposta Experimental, apresentando experiências, com o objetivo de comprovar os fenômenos explicados; Você sabe por quê?, trazendo perguntas que procuram levar o aluno a relacionar o tema em estudo com questões do cotidiano.

Em cada capítulo, também são apresentados textos complementares em dois tipos de seção: Aplicação tecnológica, com textos sobre aplicações práticas e tecnológicas, relacionadas ao tema em estudo e O que diz a mídia!, com textos sobre aspectos diversos relacionados ao assunto em estudo, publicados em jornais ou revistas. Cada unidade se encerra com a apresentação de sugestões de sítios da internet e de leituras, para estudos de aprofundamento nos assuntos tratados nos capítulos da unidade.

Os conteúdos programados são desenvolvidos, ao longo da coleção, nas unidades e capítulos que compõem cada volume, conforme a sequência abaixo:

Volume I (320 páginas)

Unidade 1 - Fundamentos da Ciência Física:
A natureza da Ciência; Os métodos da Ciência Física.
Unidade 2 - Força e Energia:
Força e Movimento; Hidrostática; Quantidade de Movimento e Impulso; Energia e Trabalho; Gravitação Universal; Máquinas Simples.

Volume II (264 páginas)

Unidade 1 - Termologia:
Energia Térmica e Calor; Termodinâmica - Conversão entre calor e trabalho.
Unidade 2 - Ondas - Som e Luz:
Ondas e Som; A Luz.

Volume III (360 páginas)

Unidade 1 - Eletricidade e Recursos Energéticos:
Eletricidade estática e corrente elétrica; Eletromagnetismo; Ondas Eletromagnéticas; Energia hoje e amanhã - poluição.
Unidade 2 - Física Moderna e Contemporânea:
Relatividade Especial; Física Quântica; Física Nuclear; Tecnologia das Comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário