quinta-feira, 10 de março de 2011

Caiu no vestibular

Redutor sonoro de velocidade

Borges e Nicolau

(UFSCAR)
Em algumas rodovias, em trechos retilíneos que antecedem cruzamentos ou curvas perigosas, a fim de induzir o motorista à diminuição de sua velocidade até um valor seguro, é aplicada em relevo sobre o asfalto uma seqüência de estreitas faixas perpendiculares ao traçado da pista, conhecidas por sonorizadores. Ao serem transpostos, os sonorizadores produzem o peculiar som “TRUNTRUM”. Quando o motorista está consciente de que deve diminuir a velocidade e o faz com a devida desaceleração, o intervalo de tempo entre um “TRUNTRUM” e o próximo é igual, quaisquer que sejam as duas faixas consecutivas transpostas. Se, contudo, o motorista não diminui a velocidade, os intervalos de tempo entre um som e o próximo começam a ficar progressivamente menores, comunicando sonoramente a iminência do perigo.


Uma sequência de sete sonorizadores foi aplicada sobre uma rodovia, em um trecho no qual a velocidade deveria ser reduzida de 34 m/s para 22 m/s (aproximadamente 120 km/h para 80 km/h). No projeto, a expectativa de tempo e velocidade em todo o trecho foi tabelada relativamente ao primeiro sonorizador.

Clique para ampliar

Uma vez que foram distribuídas sete faixas sonorizadas, de forma que a cada segundo, para um motorista que esteja obedecendo à, sinalização, o veículo passa sobre uma delas, responda:

a) Em termos das expressões usadas para classificar a velocidade e a aceleração em movimentos retilíneos uniformemente variados, escreva as duas possíveis classificações para o movimento de um veículo que inicia a passagem dessa seqüência de sonorizadores.

b) Deixando expresso seu raciocínio, calcule a distância em metros, do primeiro ao sétimo sonorizador.

Resolução:

a) Pelos dados fornecidos a velocidade escalar é positiva e portanto o movimento é progressivo. Por outro lado, o módulo da velocidade diminui com o decorrer do tempo. Logo, o movimento é retardado.

b) Aplicando a propriedade da velocidade média no MUV, temos:


Δs = 168 m

Nenhum comentário:

Postar um comentário