sábado, 25 de dezembro de 2010

Questões natalinas - Respostas

Questões natalinas

Questão 1
(Unissinos – RS )

Clique para ampliar

Se as lâmpadas de uma árvore de Natal são todas idênticas e ligadas em série, a resistência elétrica de uma das lâmpadas é ...................... resistência elétrica do conjunto.

Estando o conjunto ligado na rede elétrica e o filamento de uma das lâmpadas “romper”, então as outras lâmpadas ....................... .

As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por:

a) menor/apagam

b) maior/ apagam

c) maior/ continuam acesas

d) menor/ apagam

e) menor/continuam acesas

Resposta: A

Questão 2
(PUC - PR)

Considere que dez lâmpadas idênticas, 10 W cada uma, enfeitam uma árvore de natal. São associadas em série e o conjunto ligado a uma tensão de 127 V. Uma delas queimou. Para substituí -la, dispõem-se de lâmpadas de mesma tensão que as anteriores mas com diferentes potências, isto é, de 5 W, 8 W e 12 W.

I. Se for utilizada na substituição a lâmpada de 5 W, a potência nas demais será menor que 10 W.

II. Se for utilizada na substituição a lâmpada de 12 W, a potência nas demais será maior que 10 W.

III. Se for utilizada na substituição a lâmpada de 12 W, a potência nas demais será menor que 10 W.

IV. Qualquer uma que for utilizada na substituição, a potência nas demais será 10 W.

Está correta ou estão corretas:

a) I e II.

b) somente I.

c) somente II.

d) III e IV.

e) somente IV.

Resposta: A

Questão 3
(UFMS)

Um vendedor de enfeites de arranjos natalinos apresenta ao cliente dois cordões de fios com lâmpadas ligadas em série. Ambos os cordões possuem dez lâmpadas, cada um para ser ligado na mesma tensão de 120 volts. No primeiro cordão (A), todas as lâmpadas são iguais e possuem potência de 5W cada uma, enquanto que, no segundo cordão (B), todas as lâmpadas também são iguais, mas possuem potência de 10W cada uma, veja as figuras. Todas as lâmpadas suportam 20% a mais de suas respectivas potências sem queimar. Com fundamentos nos conceitos da eletrodinâmica, é correto afirmar

Clique para ampliar

(001) Quando ambos os cordões estiverem ligados na mesma tensão de 120V, a diferença de potencial de cada lâmpada do cordão B, será o dobro da diferença de potencial de cada lâmpada do cordão A.

(002) O valor da resistência elétrica de cada lâmpada do cordão A é o dobro do valor da resistência elétrica de cada lâmpada do cordão B.

(004) Quando ambos os cordões estiverem ligados, a corrente elétrica que circulará no cordão A será a metade da corrente elétrica que circulará no cordão B.

(008) Se queimar uma das lâmpadas, enquanto os cordões estiverem ligados, as demais lâmpadas do cordão em que a lâmpada queimou continuarão acesas.

(016) Se trocarmos uma lâmpada de 5W do cordão A por uma lâmpada de 10W do cordão B e ligarmos o cordão A em 120V, a lâmpada de 10W trocada brilhará menos que uma lâmpada de 5W desse mesmo cordão A.

Resposta: 022 (Certas 002+004+016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário