domingo, 26 de dezembro de 2010

Arte do Blog


Kandinsky

Borges e Nicolau
Aparentemente a obra de Kandinsky está situada além do mundo visível, sendo expressa por uma coleção de abstrações materializadas em cores e volumes. A obra acima produz sensações diversas que começam com espanto e transmutam-se em curiosidade. Cada detalhe deve ser investigado, ou melhor, cada detalhe, por sua originalidade, merece ser investigado.

Wassily Kandinsky nasceu em Moscou em 4 de dezembro de 1866 e morreu em Neuilly-sur-Seine, em 13 de dezembro de 1944.

Em 1933 o regime nazista fechou a Bauhaus, escola de arte onde Kandinsky lecionava. Sem oxigênio na nova ordem da Alemanha, mudou -se para a França.

Em Paris os ventos sopravam a favor de cubistas e impressionistas, o abstracionismo geométrico não era exatamente do gosto de críticos e colecionadores.

Em seu minúsculo estúdio, na sala do apartamento onde vivia, Kandinsky passou a pintar formas biomórficas flexíveis com contornos não geométricos, formas que lembram organismos microscópicos ampliados e coloridos com as tonalidades vivas das igrejas de sua infância na Russia.

No trabalho de Kandinsky algumas características são perceptíveis de imediato, enquanto certos detalhes são apenas sugeridos requerendo investigação minuciosa. Ou seja, segundo a intenção do artista eles se revelam somente àqueles que fazem esforço para aprofundar a conexão com o trabalho. Tudo indica que Kandinsky pretendia estabelecer um vínculo entre formas harmonizadas e ordenadas e a alma do observador.

Wassily Kandinsky viveu uma época de grandes transformações e foi bastante influenciado pelas mudanças propostas por Einstein ao enunciar a Teoria da Relatividade. Sua passagem pela Bauhaus é significativa, até hoje as artes gráficas e a arquitetura carregam a marca da escola expressa em suas manifestações.

Kandinsky foi um dos criadores mais importantes do século XX e seu trabalho inovador e revolucionário será sempre uma referência para os artistas das gerações futuras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário