quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Preparando-se para a UFTM

Prova de Conhecimentos Gerais / Física
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Vestibular de Inverno 2010 - Primeira Fase

Questão 1
Indique a alternativa que representa corretamente a tabela com os dados da posição, em metros, em função do tempo, em segundos, de um móvel, em movimento progressivo e uniformemente retardado, com velocidade inicial de valor absoluto 4 m/s e aceleração constante de valor absoluto 2 m/s2.

Clique para ampliar

Resposta: B

====================

Questão 2
Antes de um novo capacete ser colocado no mercado, deve passar por uma série de testes de resistência a choques. Em um dos testes, um pêndulo, abandonado de alturas diferentes e com o fio esticado, tem seu movimento de queda interrompido por um choque mecânico com o capacete, este devidamente preso a uma base. A altura máxima da qual o pêndulo pode ser abandonado é de 1,25 m acima do ponto em que o capacete recebe o golpe.

Clique para ampliar

Considerando o valor da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, a maior velocidade, em km/h, de colisão do pêndulo com o capacete é:

(A) 14.

(B) 15.

(C) 16.

(D) 17.

(E) 18.

Resposta: E

====================

Questão 3
As dependências da escola não possuíam tomadas no local em que estava montada a barraca do churrasco e, por isso, uma extensão foi esticada passando por uma janela do segundo andar do prédio das salas de aula.

Clique para ampliar

Para posicionar a lâmpada logo à frente da barraca, uma corda presa à lona foi amarrada ao fio da extensão, obtendo-se a configuração indicada na figura. Considere sen 30º = 1/2, cos 30º = 3/2 e
g = 10 m/s2.

Clique para ampliar

O conjunto formado pela cúpula, lâmpada e soquete, de massa total 0,5 kg, é sustentado pela corda e pelo fio condutor.
Desprezando-se os pesos do fio e da corda, é possível afirmar que o fio condutor esticado através da janela sofre ação de uma força de intensidade, em newtons, de

(A) 10.

(B) 15.

(C) 10√3.

(D) 20.

(E) 15√3.

Resposta: A

====================

Questão 4
Diferente das outras madeiras, um toco cilíndrico de “pauferro”, quando abandonado na água, não flutua parcialmente, mas sim, afunda. Sobre essa situação, afirma-se:

I. a densidade dessa madeira é maior que a densidade da água.

II. embora afunde devido a seu peso, o peso aparente do toco na água é menor que o mesmo no ar.

III. quando o toco chega ao fundo do recipiente que contém água, o módulo do empuxo fica igual ao módulo do peso, tornando a força resultante nula.

É correto o afirmado em

(A) I, apenas.

(B) III, apenas.

(C) I e II, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

Resposta: C

====================

Questão 5
Após um carpinteiro enterrar um enorme prego de ferro em uma viga de peroba, verifica-se que a temperatura do mesmo elevou-se em 10 ºC.

Admitindo que 60% da energia transferida pelo martelo tenha acarretado a elevação da temperatura do prego e, considerando que o carpinteiro tenha desferido 50 golpes com seu martelo sobre o prego, a energia média, em joules, transferida em cada martelada é:

Dados:
• calor específico do ferro = 0,1 cal/(g ºC)
• massa do prego = 50 g
• 1 cal = 4,2 J

Clique para ampliar

(A) 10.

(B) 9.

(C) 8.

(D) 7.

(E) 6.

Resposta: D

====================

Questão 6
Para medir distâncias utilizando-se das propriedades geométricas da luz, um estudante providencia uma caixa cúbica, de aresta 16 cm. Após pintar o interior com tinta preta, faz um orifício no centro de uma das faces e substitui a face oposta ao orifício por uma folha de papel vegetal. Feito isso, aponta o orifício para uma porta iluminada, obtendo dela uma imagem nítida, invertida e reduzida, projetada sobre a folha de papel vegetal. Sabendo-se que a altura da imagem observada da porta é 14 cm e que a altura da porta é 2,15 m, conclui-se que a distância aproximada, em metros, entre o orifício da caixa e a porta é:

(A) 0,9.

(B) 1,8.

(C) 2,5.

(D) 3,5.

(E) 4,8.

Resposta: C

====================

Questão 7
A refração é um fenômeno da ondulatória que ocorre com todos os tipos de onda. No caso específico da luz, afirma-se que:

I. Este fenômeno só ocorre quando um raio de luz, atravessando a superfície de separação entre dois meios ópticos, sofre desvio de seu trajeto original.

II. Quanto mais refringente for um meio óptico, maior será a velocidade da luz em seu interior.

III. O raio incidente, o raio refratado e a reta normal, tomada no ponto de incidência do raio de luz na superfície de separação entre dois meios ópticos, estão contidos no mesmo plano.

É correto o afirmado em:

(A) I, apenas.

(B) III, apenas.

(C) I e II, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

Resposta: B

====================

Questão 8
No imóvel representado, as paredes que delimitam os ambientes, bem como as portas e janelas, são isolantes acústicos. As portas externas e janelas estão fechadas e o ar em seu interior se encontra a uma temperatura constante, podendo ser considerado homogêneo.

Clique para ampliar

Uma pessoa, junto à pia da cozinha, consegue conversar com outra, que se encontra no interior do quarto, com a porta totalmente aberta, uma vez que, para essa situação, é possível ocorrer com as ondas sonoras, a

(A) reflexão, apenas.

(B) difração, apenas.

(C) reflexão e a refração, apenas.

(D) reflexão e a difração, apenas.

(E) reflexão, a refração e a difração.

Resposta: D

====================

Questão 9
Na época das navegações, o fenômeno conhecido como “fogo de santelmo” assombrou aqueles que atravessavam os mares, com suas espetaculares manifestações nas extremidades dos mastros das embarcações. Hoje, sabe-se que o fogo de santelmo é uma consequência da eletrização e do fenômeno conhecido na Física como o “poder das pontas”. Sobre os fenômenos eletrostáticos, considerando-se dois corpos, é verdade que

(A) são obtidas cargas de igual sinal nos processos de eletrização por contato e por indução.

(B) toda eletrização envolve contato físico entre os corpos a serem eletrizados.

(C) para que ocorra eletrização por atrito, um dos corpos necessita estar previamente eletrizado.

(D) a eletrização por indução somente pode ser realizada com o envolvimento de um terceiro corpo.

(E) um corpo não eletrizado é também chamado de corpo neutro, por não possuir carga elétrica.

Resposta: D

====================

Questão 10
Com o uso, os filamentos das lâmpadas incandescentes perdem átomos por vaporização, tornando-se mais finos. Admita que, por conta da diminuição do diâmetro do filamento, a área da secção transversal do filamento diminua conforme indica o gráfico.

Clique para ampliar

Dos gráficos apresentados, aquele que melhor apontaria os valores da resistência elétrica durante a vida útil dessa lâmpada, supondo que a resistividade e o comprimento do filamento se mantenham constantes durante toda a vida útil da lâmpada, é esboçado em

 
 
Clique para ampliar

Resposta: B

====================

Questão 11
Na figura, apresenta-se um elétron inicialmente em movimento retilíneo e uniforme no vácuo, na direção e sentido indicados pelo eixo z. Ao passar pela origem 0 dos eixos cartesianos, uma corrente elétrica de valor constante i é estabelecida no fio condutor que se encontra no plano yz e paralelo ao eixo z.

Clique para ampliar

Nessas condições de movimento, é previsível que o elétron

(A) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo x, no sentido de seus valores positivos.

(B) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo x, no sentido de seus valores negativos.

(C) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo y, no sentido de seus valores positivos.

(D) sofra ação de uma força de direção igual à do eixo y, no sentido de seus valores negativos.

(E) não sofra efeitos da corrente i, seguindo na direção do eixo z, sem alteração de sua velocidade.

Resposta: D

Um comentário: