sábado, 25 de dezembro de 2010

Papai Noel

Clique para ampliar

Viajando com o velhinho

Borges e Nicolau
Papai Noel é comilão. Um pedaço de torta de amora aqui, uma rosquinha de manteiga ali, é assim o dia inteiro. Como veremos adiante o tecido adiposo extra adquirido nesses folguedos gastronômicos interfere no trabalho do generoso velhinho. Muita massa, muita inércia, já notara Galileu.

Mais ou menos por volta dos seis anos de idade começamos a tomar consciência da possibilidade de Papai Noel não existir. Os mais exaltados chegam a dizer que foi invenção de publicitários americanos. Sem adentrar nessa polêmica, achamos por bem fazer algumas considerações sobre a dificuldade logística de premiar as crianças boazinhas do planeta. Todas. Ufa!

Das renas

É fato que renas não voam. Digamos, renas comuns, daquelas que pastam em campos cobertos de neve na Lapônia, visíveis a qualquer mortal. Bem, dizer que pastam pode ser exagero, a grama, se existir, está profundamente enterrada na neve. Mas se não é para pastar por que será que elas ficam no meio daquela imensidão gelada? Essas renas de hábitos esquisitos de fato não voam. Mas vamos à pesquisa, base do conhecimento. A ciência estima que estejam por ser classificadas cerca de 300 000 espécies de organismos vivos. A maioria, supomos, que deva ser constituída por bactérias e insetos. Tal fato não elimina a possibilidade de existência de renas voadoras. Falamos de renas minúsculas, de dimensões quânticas, invisíveis aos pecadores, mas perceptíveis aos olhos do bom velhinho. Vai daí que as renas que puxam o trenó não são renas, mas aglomerados de nano-renas disfarçadas de renas. Nano-renas voadoras. Quânticas!

Crianças boazinhas

Papai Noel só dá presentes às crianças boazinhas, descartando as que fazem manha para tomar banho e batem nos irmãozinhos. Essas, quando ganham presentes no Natal pensam que foi Papai Noel que trouxe. Ilusão, foi o pai delas que comprou nas boas casas do ramo. Estima-se que haja 2 bilhões de crianças no mundo, (classificação de seres humanos vivos de até 18 anos) sendo que Papai Noel atende a 15 % do total, ou seja, 378 milhões de baixinhos ávidos por presentes, de acordo com o US Population Reference Bureau. O censo considerou 3,5 crianças por domicílio. Imaginando que em cada casa haja pelo menos uma criança boazinha, que escove os dentes, lave atrás das orelhas e tome sopa de nabo sem reclamar, Papai Noel tem perto de 100 000 chaminés a serem visitadas na véspera de Natal.

O trabalho (The gifts delivery)

No único dia em que trabalha no ano, Papai Noel dispõe de 31 horas para executar a tarefa. Ele usa a seu favor os fusos horários e a rotação da Terra, viajando de leste para oeste. Apesar dos ventos favoráveis o trabalho é árduo, são 822,6 visitas por segundo. Em cada lar cristão (com criança boazinha) Papai Noel dispõe de 1/1000 (1 milésimo) de segundo. Não podemos nos esquecer da inércia, desacelerar a nave, digo o trenó, não é fácil, qualquer deslize e a casa a ser visitada fica para trás. Desacelerar, entregar o presente e voltar para a nave, digo trenó, em um milésimo de segundo seria razoável para o "The Flash". Papai Noel é um velhinho gorducho o que prova que com fé e perseverança tudo é possível. No trajeto entre as casas das crianças boazinhas Papai Noel viaja a 1045 quilômetros por segundo. Três mil vezes a velocidade do som! O veículo mais rápido do mundo, a sonda espacial Ulisses percorre 44 quilômetros por segundo. Essas velocidades que acabamos de colocar servem para confirmar a tese sobre o aglomerado de nano-renas, pois uma rena comum mal alcança 25 km/h.

Do bagageiro

Contentar baixinhos é tarefa árdua, mas transportar a fonte do contentamento (presentes) é um problema de difícil solução. Vamos supor presentes com massa média de 900 gramas, alguns ficam contentes com livros, mas há quem queira halteres. O bagageiro do trenó puxado por aglomerados de nano-renas sai do Polo Norte carregado com 321.300 toneladas. Mais os 120 quilos do Papai Noel. Massa mais de 3 vezes superior à do transatlântico inglês Queen Elizabeth. Barrabás!

Acelerando até atingir 1.045 quilômetros por segundo em milésimos de segundos, Papai Noel ficaria submetido a uma aceleração milhares de vezes superior à da gravidade e seria esmagado. Para evitar o desastre cósmico instalamos (Borges e Nicolau) um supressor de inércia no trenó.

Supressor de inércia? Falaremos disso numa próxima vez.

Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário