sábado, 27 de abril de 2013

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
2002 
Raymond Davis Jr. e Masatoshi Koshiba - pelas contribuições pioneiras à astrofísica, em particular pela detecção de neutrinos cósmicos.
Riccardo Giacconi - pelas contribuições pioneiras à astrofísica, que levaram à descoberta das fontes de raios-X cósmicos.

Raymond Davis Jr (1914-2006), físico estadunidense, Masatoshi Koshiba (1926), físico japonês e 
Riccardo Giacconi (1931), físico italiano
 x
Raymond Davis Jr, físico estadunidense e Masatoshi Koshiba, físico japonês dividiram 50% do Premio Nobel de Física em 2002 pelas pioneiras contribuições de ambos à astrofísica, em particular pela descoberta dos neutrinos cósmicos. Davis foi o primeiro cientista a detectar neutrinos formados nos processos de fusão do sol e outras estrelas, quando o hidrogênio se transforma em hélio, revelando como funcionam as estrelas. Para detectar essas partículas, ele colocou em uma mina de ouro um grande tanque de 14,6 metros de comprimento e 6,1 de diâmetro e com 615 toneladas de fluido em seu interior. O físico calculou que, a cada mês, 20 neutrinos reagiriam com os átomos de cloro presentes no fluido, de forma a criar 20 átomos de argônio. Ele desenvolveu um método para extrair e contar esses átomos. Após trinta anos de experimento, iniciado nos anos 1960, detectou 2000 neutrinos solares. Esses resultados foram confirmados pelo grupo de pesquisa de Koshiba, que construiu um outro detector, o Kamiokande, que consistia em um enorme tanque preenchido com água, com a qual alguns neutrinos poderiam interagir.

Riccardo Giacconi foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física de 2002, (50%), por suas contribuições à astrofísica, que o conduziram à descoberta de fontes de Raios-X cósmicos. Seus estudos permitiram uma melhor compreensão dos raios-X emitidos pelo Sol e outros astros. Como esse tipo de radiação é invisível e quase totalmente absorvido pela atmosfera da Terra, seu estudo requer o uso de instrumentos enviados para o espaço. A equipe de Giacconi construiu os primeiros telescópios de raios-X e equipou um foguete com equipamentos que detectaram pela primeira vez uma fonte de raios-X fora do Sistema Solar. Sua equipe foi ainda a primeira a provar que o universo contém uma radiação de fundo de raios-X. Eles também detectaram fontes de raios-X que, acredita-se hoje, poderiam conter buracos negros.


Saiba mais aqui
x
Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 2003: 
Alexei A. Abrikosov, Vitaly L. Ginzburg e Anthony J. Leggett - pelas contribuições pioneiras à teoria dos supercondutores e superfluidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário