sábado, 20 de abril de 2013

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
2001
Eric A. Cornell, Wolfgang Ketterle e Carl E. Wieman - pela obtenção de condensado Bose-Einstein de átomos de gás diluído de metais alcalinos e pelos estudos anteriores sobre os fundamentos das propriedades dos condensados.

Eric A. Cornell (1961), físico estadunidense, Wolfgang Ketterle (1957), físico alemão e Carl E. Wieman (1951), físico estadunidense

Eric A. Cornell, Wolfgang Ketterle e Carl E. Wieman conseguiram criar um novo estado da matéria, o condensado de Bose-Einstein (BEC). Pela conquista, dividiram o Premio Nobel de Física em 2001.
O trabalho de Cornell, Ketterle e Wieman complementou os estudos desenvolvidos pelo físico indiano Satyendra Nath Bose, mais de 70 anos antes. Em 1924 Bose fez cálculos teóricos importantes sobre partículas de luz e os enviou para o físico Albert Einstein, que estendeu a teoria para incluir partículas de matéria.
Einstein previu que se certos tipos de átomos um gás de forem arrefecidos a uma temperatura muito baixa, todos os átomos de repente se unem no estado de menor energia possível e se comportam como um super átomo. Surge então um novo estado da matéria, o condensado de Bose-Einstein (BEC).
Para alcançar o BEC, Cornell e Wieman resfriaram átomos de rubídio a menos de 170 bilionésimos de grau acima do zero absoluto, temperatura teórica em que os átomos têm o mínimo possível de energia. Depois de grandes esforços por parte da equipe de Colorado, Cornell resolveu o problema remanescente que impedia a condensação, finalmente obtida em 5 de Junho de 1995. Ketterle e sua equipe do MIT alcançaram a condensação quatro meses depois, com átomos de sódio. 


Saiba mais aqui e aqui
x
Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 2002: 
Raymond Davis Jr. e Masatoshi Koshiba - pelas contribuições pioneiras à astrofísica, em particular pela detecção de neutrinos cósmicos.
Riccardo Giacconi - pelas contribuições pioneiras à astrofísica, que levaram à descoberta das fontes de raios-X cósmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário