sábado, 13 de abril de 2013

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
2000
Zhores Ivanovich Alferov, Herbert Kroemer e Jack Kilby, por suas pesquisas em semicondutores que permitiram o desenvolvimento de computadores ultra-rápidos.

Zhores I. Alferov (1930), físico russo, Herbert Kroemer (1928), físico alemão e Jack Kilby (1923-2005), engenheiro estadunidense

Zhores Alferov, Herbert Kroemer e Jack Kilby receberam o premio Nobel de Física de 2000. Embora trabalhando de forma autônoma eles inventaram e desenvolveram componentes com base em estruturas de semicondutores em camadas, conhecidas como heteroestruturas, que podem ser utilizado em lasers. Os lasers contendo heteroestruturas de semicondutores enviam pulsos de luz que transmitem mensagens através de fibras ópticas em sistemas de telefonia. Eles também são usados ​​em leitores de discos compactos, leitores de código de barras, impressoras laser, e instrumentos científicos.
x
Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 2001: 
Eric A. Cornell, Wolfgang Ketterle e Carl E. Wieman - pela obtenção de condensado Bose-Einstein de átomos de gás diluído de metais alcalinos e pelos estudos anteriores sobre os fundamentos das propriedades dos condensados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário