domingo, 21 de abril de 2013

Arte do Blog

Um domingo à tarde na Ilha de La Grande Jatte
Georges Seurat

Georges-Pierre Seurat (Paris, 2 de dezembro de 1859 - Paris, 29 de março de 1891) foi um pintor francês e pioneiro do movimento pontilhista, também chamado divisionismo. Seurat iniciou seus estudos de arte com o escultor Justin Lequiene, depois ingressou na Ecole des Beaux-Arts onde permaneceu entre 1878 e 1879. Depois de um ano de serviço na academia militar de Brest ele retornou a Paris em 1880 e compartilhou um pequeno estúdio na margem esquerda do Senna por algum tempo.

Banhistas na água
 
Já em seu estúdio próprio, Seurat passou dois anos dedicando-se à arte do desenho em preto e branco. Em 1883 realizou sua primeira grande pintura à qual chamou de Banhistas em Asnières. A obra foi rejeitada pelo Salão de Paris. Seurat sentiu-se mal com a rejeição e afastou-se do panorama oficial, preferindo aliar-se a artistas independentes de Paris.

Camponês com uma enxada
 
Em 1884, ele e outros artistas (incluindo Maximilien Luce) formaram a Société des Artistes Indépendants. Lá ele conheceu e fez amizade com um colega artista, Paul Signac. Seurat compartilhou suas novas idéias sobre pontilhismo com Signac, que posteriormente pintaria usando a mesma técnica. No verão de 1884 Seurat começou a trabalhar em sua obra-prima, Um domingo à tarde na Ilha de La Grande Jatte, que levou dois anos para ser concluída.

Paisagem Rosa
Seurat preferiu sair da agitação do Boulevard de Clichy, mudando seu estúdio para um ponto próximo, mas mais reservado. Na nova casa viveu secretamente com uma jovem modelo, Madeleine Knobloch. Em fevereiro 1890, ela deu à luz seu filho. Georges Serat morreu prematuramente - tinha apenas 31 anos de idade. A causa da morte permanece misteriosa. Seu último trabalho, O Circo, não foi terminado.

O Siene no Grande Jatte - 1888
Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário