sábado, 25 de fevereiro de 2012

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1938
Enrico Fermi, pela descoberta de novos elementos radioativos produzidos por irradiação de nêutrons e pela descoberta de reações nucleares induzidas por nêutrons lentos. 

Enrico Fermi (1901-1954), físico italiano

Enrico Fermi, nasceu em 1901, em Roma, Itália. Inúmeras foram suas contribuições para o desenvolvimento da Física Nuclear. Explicou o decaimento beta; produziu radioatividade artificial bombardeando substâncias diferentes com nêutrons; descobriu que esse processo tornava-se mais eficaz por ação de nêutrons lentos; construiu o primeiro reator a fissão nuclear na Universidade de Chicago.

Em 1938 Enrico Fermi foi distinguido com o premio Nobel de Física. Faleceu em 1954, em Chicago, EUA.

“Há dois resultados possíveis: Se o resultado confirma a hipótese, então você fez uma medição. Se o resultado é contrário à hipótese, então você fez uma descoberta”.
 
Enrico Fermi

Saiba mais. Clique aqui e aqui

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1939: 
Ernest Orlando Lawrence, pela invenção do cíclotron.

2 comentários:

  1. Este blog é incrível! Lamento, apenas, por ter o descoberto agora. Na verdade, foi ontem, todavia é espetacular. Muito material bom! Parabéns pelo trabalho, por conta de iniciativas como esta que eu acredito que o Brasil vai para frente.

    ResponderExcluir
  2. Observe a imagem: http://4.bp.blogspot.com/-qnBOJOaW1cY/T0luDayvCrI/AAAAAAAAAA0/OPLj8nKrovI/s1600/Sem+t%C3%ADtulo.png

    *Onde: U --> d.d.p
    R --> resistores
    i --> corrente elétrica

    A dúvida é em relação ao princípio que Kirchhoff defendeu que diz: "num nó, a soma das intensidades das correntes elétricas que chegam é igual à soma das intensidades das correntes elétricas que saem" (a conservação da matéria). Agora se atentarmos para a representação proposta na ilustração não tem como aplicar essa lei, porque as correntes estão convergindo ao nó. Logo ficaria impossível montar os sistemas de equações para definir a intensidade e o real sentido das correntes.

    Está representação que tentei esboçar é impossível?

    ResponderExcluir