segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Fenômenos periódicos


Período e Frequência
Borges e Nicolau
Duas grandezas são associadas a fenômenos que se repetem em intervalos de tempos iguais, também conhecidos como fenômenos periódicos: Período e Frequência.

Nas figuras acima vamos desprezar atritos. O pêndulo abandonado em A oscila até B e retorna ao ponto A. O intervalo de tempo de duração desse movimento (ciclo) é chamado de período e é representado pela letra T.

Período (T) é o menor intervalo de tempo de repetição de um fenômeno, isto é, o intervalo de tempo de duração de um ciclo.

Imagine que o período de oscilação de um pêndulo seja 0,2 s. Você facilmente conclui que em 1 s o pêndulo realizou 5 oscilações.

O número de oscilações (ciclos) realizados na unidade de tempo é chamado de frequência e representado pela letra f.

Frequência (f) é o número de vezes que um fenômeno se repete (número de ciclos) na unidade de tempo.

Assim podemos escrever:

f = número de ciclos (n) / intervalo de tempo (Δt)

Para n=1 (1 ciclo) o intervalo de tempo correspondente é
o período (Δt = T).

Assim, resulta: f = 1 / T ou f.T = 1

Período e frequência são grandezas inversas, conhecida uma delas a outra está determinada.

No Sistema Internacional de Unidades (SI) o período (T) é medido em segundo (s). A frequência é medida em 1 / s ou (s-1), grandeza que recebe o nome de hertz (Hz).

Os fenômenos periódicos realizam ciclos ou rotações. Por isso, é comum nos referirmos à unidade hertz, falando em ciclos por segundo (cps) ou rotações por segundo (rps). Uma unidade de frequência muito usada é rotações por minuto (rpm).

Convém lembra que o movimento circular uniforme (MCU) é um movimento periódico. O período é o intervalo de tempo que corresponde a uma volta completa. A frequência é o número de voltas descritas na unidade de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário