quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dica do Blog

Clique para ampliar

Arco-íris

Onde está o Sol quando você vê um arco-íris? Atrás de você, é claro. Mas você pode ver o arco-íris e o Sol (extrema direita) ao lado nesta foto panorâmica de 28 de julho. (Use a barra de rolagem na parte inferior da página do site que contem a foto original.)

A visão do pôr-do-sol nublado abrange 360 graus em torno do horizonte e foi obtida a partir de 20 imagens individuais feitas em um observatório nos arredores de Potsdam, na Alemanha.

O arco-íris em si é produzido pela luz solar refletida internamente em gotas de chuva. Como a luz do sol atravessa as gotas, a partir do ar para a água e volta ao ar novamente, os comprimentos de onda mais longos (de cores vermelhas) são refratados menos do que os comprimentos de onda mais curtos (cores azuladas), separando a luz solar nas cores do arco-íris.

A imagem acima capta plenamente o brilhante arco-íris primário, bem como efeitos mais sutis. Você pode observar uma vista parcial do arco íris secundário acima e à esquerda do primário, e apenas arcos tênues dentro do arco-íris primário chamados de arco-íris supranumerários.

(Foto do dia 07/08, para ver detalhes procure aqui em arquivo. ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário