segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Leituras do Blog

Ressonância

Quando um corpo qualquer é posto a vibrar, espontaneamente ele assume uma oscilação com certa frequência. Dizemos que essa frequência constitui um dos seus modos naturais de vibração. Se a vibração não for espontânea, mas provocada por uma fonte periódica qualquer, o corpo poderá vibrar ou não. Quando o faz, dizemos que a frequência da fonte coincidiu com um de seus modos naturais de vibração e o fenômeno é chamado ressonância.

Um exemplo bem simples. Um balanço infantil nada mais é que um pêndulo. Quando ele é liberado de uma certa altura, oscila com uma frequência que lhe é característica. Se, ao fim de cada oscilação completa, dermos um empurrão, estaremos fornecendo energia ao balanço na mesma frequência com que ele oscila naturalmente. Ocorre então uma ressonância mecânica, de modo que ele vai armazenando a energia fornecida e a amplitude do seu movimento vai crescendo gradativamente.

Uma ocorrência dramática, ligada a esse fenômeno se verificou no estado de Washington, nos Estados Unidos, em 1940. A ponte sobre o rio Tacoma entrou em ressonância com o vento e começou a vibrar. O aumento contínuo da amplitude dessas vibrações acabou por fazer a ponte ruir.

Nos instrumentos musicais, o ar da chamada caixa de ressonância, vibra com a mesma frequência das notas emitidas, produzem uma amplificação do som ouvido. É a ressonância sonora.

A ressonância eletrônica ocorre na sintonia de uma emissora de rádio ou de TV.Por meio do botão de sintonia, variamos a freqüência de oscilações elétricas do circuito do aparelho, de modo que ela coincida com a da emissora desejada. Ocorre, assim, uma ressonância elétrica e a emissora é captada.
(Fonte: Aulas de Física.- Volume 2)

Saiba mais. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário