domingo, 20 de janeiro de 2013

Arte do Blog

The Piano, 1955
Nicolas de Staël

Nicolas de Staël nasceu em 5 de janeiro de 1914, em São Petersburgo. Seu pai pertencia à nobreza, era barão e tinha recursos financeiros para ser considerado rico. A mãe de Nicolas o incentivou a desenhar e a pintar em uma idade muito precoce. Em 1919 a Revolução Russa forçou a família a buscar o exílio. Os Staël rumaram para a Polônia. Dois anos depois, após a morte dos pais, Nicolas foi enviado a Bruxelas. Em 1932 ele entrou para a Academia Real de Arte.

 The Shelf, 1955

Nos anos da década de 1930 Nicolas viajou pela Europa e norte da África, tendo visitado Espanha, Itália, Marrocos e Argélia. Em 1938 fixou-se em Paris e sua adaptação foi tão perfeita que ele passou a ser considerado um pintor francês. As paisagens pintadas com grossas camadas de tinta deram identidade própria às abstratas criações de Nicolas, artista dedicado que viveu para a pintura.

Composition, 1949
 
Nicolas de Staël tornou-se conhecido e alcançou riqueza e fama ainda em vida. Seu trabalho mostra influências de Paul Cézanne, Henri Matisse, Pablo Picasso (especialmente Picasso em suas fases Azul e Rosa), Georges Braque e Fernand Leger, bem como dos mestres holandeses Rembrandt e Vermeer.

 The Sun, 1953

Em 1941 Stael mudou-se para Nice onde conheceu Jean Arp, Sonia Delaunay e Robert Delaunay. Foram esses artistas que inspiraram suas primeiras pinturas abstratas. A partir do final dos anos da década de 1940 e nos primeiros anos da década de 1950, Nicolas de Staël teve grande ​​sucessos comercial, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Ironicamente, ao mesmo tempo que obtinha fama e dinheiro ele passou a sofrer de insônia, exaustão e depressão. Esta última acabou prevalecendo e, em 16 de março de 1955, Staël cometeu suicídio em Antibes.

Etude de paysage - 1952

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário