domingo, 13 de janeiro de 2013

Arte do Blog

 Tugboar on the Seine

Maurice de Vlaminck

Maurice de Vlaminck nasceu em Paris em 4 de abril de 1876. Junto com André Derain e Henri Matisse ele é considerado uma das figuras principais do movimento Fauvista que floresceu entre 1904 e 1908 e cuja principal característica foi o uso de cores intensas.

 The Blue House

Vlaminck nasceu em uma família de músicos, seu pai o ensinou a tocar violino quando ainda era criança. A pintura veio na adolescência quando ele, em 1893, começou a ter aulas com um pintor chamado Henri Rigalon no Ile de Chatou. Em 1894, com apenas 18 anos ele se casou com Suzanne Berly. O que pode se considerado um ponto de inflexão em sua vida aconteceu ao acaso. Foi um encontro no trem quando ele ia a Paris dar baixa do exército.

The River Seine at Chatou

Nesse encontro teve início uma amizade com o então aspirante a artista, André Derain, que perdurou ao longo da vida dos dois. Em 1902 e 1903 Vlaminck escreveu vários romances levemente pornográficos, ilustrados por Derain. Ainda sem ter notoriedade como artista ele pintava durante o dia e ganhava a vida dando aulas de violino e tocando em grupos musicais à noite.

Landscape near Martigues

Em 1911, Vlaminck viajou a Londres e pintou paisagens ao longo do Tâmisa. De volta à França, em 1913, juntou-se a Derain e pintaram juntos em Marselha e Martigues. Quando aconteceu a Primeira Guerra Mundial ele estava em Paris e começou a escrever poesia. Vlaminck casou-se pela segunda vez com Berthe Combes, com quem teve duas filhas.

Trees

A partir de 1925, ele viajou por toda a França, mas continuou a pintar ao longo do Sena, perto de Paris. Vlaminck morreu em Rueil-la-Gadelière, em 11 de outubro de 1958.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário