sábado, 11 de agosto de 2012

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1965
Sin-Itiro Tomonaga, Julian Schwinger e Richard Phillips Feynman pelos trabalhos fundamentais em eletrodinâmica quântica, com profundas implicações na Física de partículas.

Sin-Itiro Tomonaga (1906-1979), físico japonês; Julian Schwinger (1918-1994), físico estadunidense;
Richard Phillips Feynman (1918-1988), físico estadunidense

Sin-Itiro Tomonaga. Físico teórico japonês Sin-Itiro Tomonaga resolveu os principais problemas da teoria da eletrodinâmica quântica (QED), desenvolvida por Paul Dirac no final de 1920, através do uso de uma técnica matemática à qual ele se referiu como renormalização. O trabalho de Tomonaga não alterou o fundamento físico básico da teoria de Dirac, que descreve as relações entre as partículas eletricamente carregadas e o campo eletromagnético, mas refinou a QED, a fim de torná-la consistente com a teoria da relatividade especial e mostrar que a teoria concorda quantitativamente com resultados obtidos experimentalmente com grande grau de precisão. Em 1965, Tomonaga recebeu o Prêmio Nobel de Física por suas contribuições à eletrodinâmica quântica. Os físicos Julian Schwinger e Richard Feynman dividiram o prêmio com ele. 

Julian Schwinger. O físico teórico Julian Schwinger utilizou o processo matemático de renormalização para livrar a teoria do campo quântico desenvolvida por Paul Dirac de incongruências graves com as observações experimentais que quase levaram a comunidade científica a abandoná-la. Para esta realização, que estabeleceu firmemente a eletrodinâmica quântica (QED) como um indicador preciso das interações de partículas carregadas, Schwinger ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1965. Os físicos Sin-Itiro Tomonaga e Richard Feynman dividiram o prêmio com ele.   

Richard Phillips Feynman. O físico Richard Feynman notabilizou-se por suas descobertas no campo da eletrodinâmica quântica. Desenvolveu um sistema simples para representar as interações entre partículas, os denominados diagramas de Feynman, aos quais estão associadas regras que permitem calcular a probabilidade de ocorrência dos processos representados por cada diagrama. Outros dos seus trabalhos relevantes foram a teoria da superfluidez (escoamento sem atrito) para o hélio líquido, no início dos anos 50. Trabalhou sobre a interacção nuclear fraca e, em paralelo com o físico norte-americano Murray Gell-Mann, mostrou nomeadamente que o proton e o neutron não são partículas elementares. Richard Feynman ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1965. Os físicos Sin-Itiro Tomonaga e Julian Schwinger dividiram o prêmio com ele.   

Saiba mais. Clique aqui, aqui e aqui

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1966:
Alfred Kastler pela descoberta e desenvolvimento de métodos ópticos no estudo da ressonância Hertziana nos átomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário