terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cursos do Blog - Termologia, Óptica e Ondas

Reflexão da Luz. Lei da Reflexão. A cor de um corpo por reflexão

Borges e Nicolau

Reflexão da Luz

É o fenômeno que ocorre quando a luz, ao incidir numa superfície, retorna ao meio onde estava se propagando.


Lei da Reflexão

O ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência: r = i

Reflexão regular e reflexão difusa

Quando a luz incide, por exemplo, numa superfície metálica plana polida ou na água tranquila de um lago, a um feixe de luz incidente de raios paralelos corresponde um feixe refletido também de raios paralelos: É a reflexão regular, responsável pela formação de imagens.

Foto: M. Z. Ferraro

Se a superfície apresentar rugosidades, o feixe refletido perde o paralelismo e se espalha em todas as direções. É a reflexão difusa, responsável pela visualização dos objetos que nos cercam.


A cor de um corpo por reflexão

Vimos que a luz branca emitida pelo Sol é policromática, isto é, constituída pela superposição de infinitas luzes de cores diferentes, sendo as principais: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
A cor de um corpo é definida pelo tipo de luz que ele reflete difusamente. Assim, por exemplo, considere um corpo que, iluminado com luz solar, reflete difusamente a luz amarela e absorve as demais. O corpo, neste caso, apresenta-se amarelo. Se o corpo, iluminado com luz solar, refletir difusamente todas as cores, ele se apresenta branco. No caso de absorver todas as cores e não refletir nenhuma, o corpo é negro.

Exercícios básicos

Exercício 1:
Um raio de luz R incide numa placa metálica, formando com a superfície da placa um ângulo de 60º e sofre reflexão. Qual é o ângulo de reflexão?

Resolução:

Se o ângulo do raio incidente com a superfície é 60°, concluímos que o ângulo de incidência é igual a 30°. Logo, o ângulo de reflexão, por ser igual ao ângulo de incidência, é também 30°.

Resposta: 30º

Exercício 2:
O ângulo entre os raios incidente e refletido num espelho plano é de 70º. Qual é o ângulo de incidência?

Resolução:

i + r = 70°. Sendo r = i, vem: i + i = 70°. Logo, i = 35°

Resposta: 35º

Exercício 3:
Um raio de luz incide num espelho plano colocado no solo e após refletir-se atinge o ponto A de uma parede, conforme indica a figura. Qual é o ângulo de incidência i?


Resolução:

O triângulo ABI é retângulo e isósceles. Assim, o ângulo que o raio refletido R’ forma com a superfície do espelho é igual a 45°. Portanto, o ângulo de reflexão é também igual a 45°. Como o ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência, resulta: i = 45°.

Resposta: 45º

Exercício 4:
Um corpo ao ser iluminado com luz solar absorve todas as cores, com exceção da vermelha. Nestas condições, em que cor o corpo se apresenta? Levado a um ambiente iluminado com luz monocromática azul, como este corpo será visto?

Resolução:

Ao ser iluminado com luz solar o corpo reflete difusamente a luz vermelha. Logo ele será visto vermelho. Ao ser iluminado com luz monocromática azul, o corpo absorve a luz azul e será visto negro.

Resposta: vermelho; negro

Exercício 5:
Quatro corpos A, B, C e D, iluminados com luz solar apresentam as cores amarela, verde, azul e branco. Os corpos são levados a um recinto iluminado com luz monocromática verde.
Nestas condições, em que cores os corpos se apresentam?

Resolução: 

• Iluminado com luz monocromática verde o corpo de cor amarela será visto negro, pois ele só reflete difusamente a luz verde e absorve as demais.
• O corpo verde será visto verde, pois iluminado com luz verde reflete difusamente a luz verde.
• O corpo de cor azul será visto negro, pois ele só reflete difusamente a luz azul e absorve as demais.
• O corpo branco, por refletir qualquer cor, será visto verde ao ser iluminado com luz monocromática verde.

Resposta:

corpo A: negro; corpo B: verde; corpo C: negro; corpo D: verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário