quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Caiu no vestibular

A sacola e o elevador

(UFAC)
Na subida do elevador panorâmico0de um shopping, Maria segura sua sacola de compras. Em certo instante (t0), de forma distraída, deixa suas compras cair e faz uma análise do acontecido, uma vez que é aluna do01º período do curso de Física. No0mesmo momento, Ana, aluna do0último ano do mesmo curso, observa o que aconteceu do lado0de fora e também decide analisar a situação. Sabendo que a aceleração do elevador é a e sua velocidade no instante t0 é v0, elas chegaram às seguintes deduções:

(I) Ana – “A sacola0subiu primeiramente até certa altura e, depois, desceu até atingir o chão do elevador, tendo0este último uma altura maior do que no instante em que deixaram-na cair”.

(II) Ana – “Pensando melhor, a sacola0caiu exatamente da mesma forma como foi observada por uma pessoa dentro do elevador”.

(III) Maria – “A aceleração da sacola foi a aceleração da gravidade”.

(IV) Ana – “No instante t0, a sacola estava subindo com velocidade v0”.

(V) Ana – “Pensando bem, a sacola ficou0flutuando por alguns instantes, antes de cair no chão do elevador”.

Em relação às conclusões das alunas, pode-se dizer que:

a) (I) e (III) estão incorretas.
b) (III) e (V) estão incorretas.0
c) (I), (II) e (IV) estão corretas.0
d) (I), (II) e (V) estão incorretas.0
e) (III) e (IV) estão corretas.

Resolução:

(I) Correta. No instante t0, em relação a Ana situada fora do0elevador, a sacola tem a mesma velocidade do elevador, isto é, v0. Deste modo, durante certo intervalo de tempo a sacola sobe até certa altura e depois0desce até atingir o chão do elevador. Este tem altura cada vez maior pois o elevador está subindo.

(II) Incorreta. A sacola não cai exatamente da mesma0forma. Em relação a Ana (situada fora do elevador), a sacola cai com aceleração da0gravidade g. Em relação a Maria0(dentro do elevador) a sacola cai com aceleração aparente gaparente = (g+a) se o elevador subir acelerado e ou gaparente = (g-a) se o0elevador subir retardado.

(III) Incorreta. Em relação0à Maria a aceleração da sacola é a aceleração da gravidade aparente.

(IV) Correta. No instante t0, em relação à Ana situada fora do elevador, a sacola tem a mesma velocidade do elevador, isto é, v0.

(V) Incorreta. A sacola não flutua.

Resposta: b

Nenhum comentário:

Postar um comentário