sábado, 4 de agosto de 2012

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1964
Charles Hard Townes, Nicolay Gennadiyevich Basov e Aleksandr Mikhailovich Prokhorov por trabalhos fundamentais no campo da eletrônica quântica conduzindo à construção de osciladores e amplificadores baseados no princípio dos maser e laser.

Charles Hard Townes (1915), físico estadunidense; Nicolay Gennadiyevich Basov (1922-2001), físico russo; Aleksandr Mikhailovich Prokhorov (1916-2002), físico russo

Charles Hard Townes é um físico e inventor estadunidense nascido em Greenville, South Carolina, inventor do maser e ganhador com dois cientistas russos, Nikolai G. Basov e Aleksandr M. Prochorov, do Prêmio Nobel de Física de 1964 pelo seu trabalho em eletrônica, liderando o caminho para a descoberta do maser e do raio laser. Durante a II Guerra Townes trabalhou intensamente em pesquisas sobre radares e técnicas de aplicação de microondas. Na Columbia University (1948-1961), concebeu a idéia (1951) e inventou o maser (1953) e, com seu cunhado, Arthur Schawlow, criou as bases do raio laser, e fez a primeira aplicação prática no ano seguinte. Trabalhando para o governo federal e para a indústria privada, continuou suas pesquisas no Massachusetts Institute of Technology (1961-1966), no qual foi reitor, e na University of California: Berkeley (desde 1967), aplicando a tecnologia do maser-laser para a astrofísica. 

Nicolay Gennadiyevich Basov foi um físico soviético nascido na pequena cidade de Usman, próxima a Voronezh. Cientista do Massachusetts Institute of Technology, o famoso MIT de Cambridge, Basov foi laureado com um quarto do premio Nobel de Física de 1964, juntamente com o norte-americano C. H. Townes, que recebeu metade do prêmio e outro colega soviético, A. M. Prokhorov, também laureado com um quarto do prêmio. A premiação deu-se pelo desenvolvimento de estudos em eletrônica quântica, permitindo a construção de instrumentos a laser e maser.

Aleksandr Mikhailovich Prokhorov foi um físico soviético, nascido na Austrália, que desenvolveu masers, precursores dos lasers, com o também físico soviético Nikolai Gennadievich Basov. Por seu trabalho, Prokhorov e Basov compartilharam parte do Prêmio Nobel de Física de 1964 com o físico americano Charles Hard Townes. Prokhorov trabalhou nos laboratórios da Universidade Estadual de Moscou, onde se tornou professor em 1957. Em 1973, tornou-se diretor do Instituto de Física Geral da Academia de Ciências de Moscou.

Saiba mais. Clique aqui, aqui e aqui

Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 1965:
Sin-Itiro Tomonaga, Julian Schwinger e Richard Phillips Feynman pelos trabalhos fundamentais em eletrodinâmica quântica, com profundas implicações na Física de partículas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário