domingo, 22 de abril de 2012

Arte do Blog

 Malaysian Flower Cave/ROCI MALAYSIA, 1990

Robert Rauschenberg

Robert Rauschenberg nasceu em Port Arthur, Texas, em 22 de Outubro de 1925 e morreu na Flórida no dia 12 de Maio de 2008. Dono de inegável talento para o desenho, não reconhecido por seu pais, ele planejava ser ministro religioso aos 13 anos. A idéia foi abandonada quando Robert descobriu que sua igreja considerava a dança um pecado. Ele que era um verdadeiro pé de valsa, hábil dançarino, não titubeou em abandonar a carreira religiosa.

 Copperhead Grande/ROCI CHILE, 1985

Seguindo os desejos de seus pais, Rauschenberg matriculou-se na Universidade do Texas, em Austin, para estudar farmacologia, mas foi expulso no primeiro ano após se recusar a dissecar uma rã. Convocado para a guerra em 1943, acabou, por suas convicções pacifistas, sendo enviado a um hospital em San Diego para cuidar de feridos em combate .

Card bird VI, 1971

Nesse período Robert viu pinturas a óleo pela primeira vez na Biblioteca Huntington Oriente. Após o fim da guerra começa a ter aulas de arte na Kansas State University em 1947, e um ano mais tarde, na Academie Julian, em Paris. 

Reservoir, 1961

Em junho de 1950 Rauschenberg e Susan Weil, sua colega de estudos artísticos casaram-se. Em agosto de 1951 tiveram um filho, Christopher. 

Untitled, 1952

O trabalho de Rauschenberg das décadas de 1950 e 1960 influenciou jovens artistas como Andy Warhol e Roy Lichtenstein que desenvolveram mais tarde os movimentos modernos. Robert Rauschenberg foi sem dúvida um dos artistas mais importantes do século XX, seus trabalhos podem ser encontrados em museus e galerias em todo o mundo.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário