domingo, 8 de abril de 2012

Arte do Blog

Rua da Consolação

Newton Mesquita

Contemplando o quadro acima fica nítida a afinidade da pintura de Newton Mesquita com a fotografia e com o hiper-realismo de David Hockney. Há quem prefira aproximá-lo da arte pop de Roy Lichtenstein. Newton fala da importância de Carlos Scliar em seu trabalho.
 
Engraxate

Newton Ferreira Mesquita nasceu em São Paulo, SP, em 1949. O talento precoce para o desenho o levou a estudar arquitetura, tendo obtido a graduação em Mogi das Cruzes, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Brás Cubas, em 1977. Artista de múltiplas habilidades, Newton Mesquita é pintor, desenhista, artista gráfico, gravador, cenógrafo, fotógrafo e escultor. Ainda em 1977, ano da graduação, começa a dar aulas na Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Pátio do Colégio

Expõe pela primeira vez em 1972, na Temporada de Arte e Cultura, em Guarulhos, São Paulo. Desde então realiza exposições individuais, em diferentes cidades brasileiras, integrando também coletivas, no Brasil e no exterior.

Municipal

A obra de Newton Mesquita tem o desenho como lugar preponderante. O emprego sistemático da tinta acrílica, as superfícies lisas (brilhantes ou opacas), os jogos cromáticos e espelhamentos conferem aos trabalhos aspectos de cartaz e de outdoor. Não apenas as técnicas e materiais empregados, mas também o repertório escolhido, introduzem essa produção no universo urbano, no mundo da mídia e da publicidade. Símbolos e clichês do mundo contemporâneo são explorados na maior parte das obras que percorrem amplo espectro de temas e situações.

Lendo jornal

As grandes cidades brasileiras são representadas por vistas amplas como avenidas, viadutos e construções, como também por meio de vistas aproximadas em sinais de trânsito, neons, faixas e ônibus. As figuras se fazem presentes em situações de trabalho de operário, engraxate e garçom, e em momentos de repouso como idosos lendo jornais em bancos de praça, ciclistas, transeuntes flagrados diante de uma vitrine. 

Veneza

Newton Mesquita possui obras nos acervos do MASP, do MAB/Faap e da Galeria Degli Uffizzi, da cidade de Florença, Itália.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário