domingo, 2 de junho de 2013

Arte do Blog

Collage
Kurt Schwitters

Kurt Schwitters, Hannover, Alemanha 20 de Junho de 1887 - Ambleside, Reino Unido, 8 de Janeiro de 1948) foi um artista plático, poeta, pintor e escultor alemão, além de ter se aventurado por outras artes. Conhecido do grande público atualmente, principalmente, por suas colagens, foi, no entanto, um multi-artista que inventou a arte de instalações artísticas e precursor da chamada Nova Tipografia.

1942-43 [Difficult] 
Suas inovações iriam, definitivamente, conduzir muito da arte dos século XX e início do XXI e, através de sua influência na Bauhaus, definir novos rumos para o design publicitário.

 mz_410

No início da carreira Kurt Schwitters era um pintor limitado que copiava seus contemporâneos até descobrir a arte da colagem. Isto se deu em função do grupo dos artistas Dada e, sobretudo, Hans Arp, ele próprio pioneiro nas colagens.

 Elikan-1925

De 1919 a 1923 Kurt criou uma série de composições abstratas a que chamou invariavelmente Merz e que viriam a tornar-se o centro da sua produção. Estas composições, que muitos consideram a sua maior contribuição para a arte do século XX, possuem uma grande carga poética proveniente da justaposição de elementos diversos e contrastantes, materiais encontrados ao acaso.

 
Merz Play
 
Mas Schwitters, subitamente catapultado para a vanguarda artística da sua época, não se limitou às colagens. Nos anos seguintes desenvolveu uma imensa atividade criativa em áreas tão diversas como a poesia, a coreografia, a tipografia, a arte multimídia, body painting, a música, a fotografia e a arquitetura.

Saiba mais aqui        

Nenhum comentário:

Postar um comentário