sexta-feira, 22 de abril de 2011

Desafio de Mestre (Especial)

O primeiro leitor que enviar a resolução correta do exercício abaixo, que exige conhecimentos de Física, (associação de capacitores) e de Matemática, (progressão geométrica) ganha um livro.

Associação infinita

Borges e Nicolau

Considere uma associação de infinitos capacitores iguais, cada um de capacitância C, ligados conforme o esquema abaixo. Qual é a capacitância equivalente entre os terminais A e B?

Clique para ampliar

Um comentário:

  1. Resposta = Ceq = 2C.
    Pq?(responderei aqui utilizando sequencias e series do calculo diferencial)
    Observamos que, a partir da segunda associação de capacitores(dois capacitores em serie),quando calculamos a capacitancia equivalente entre a segunda e a terceira "linha de capacitores", entre a 4ª e 5ª, 6ª e 7ª, temos uma sequencia(PG){3C/4, 3C/16,3C/64,...}, com
    An = 3C/(4^n), onde o A1 é capacitancia equivalente entre a 1ª e a 2ª linhas = 3C/4.
    Se somarmos esses termos infinitamente, teremos a soma de uma serie(somatorio dos An) aplicando o limite, vemos que ela converge, pois
    Lim An quando n tende ao infinito é 0. Essa serie sera uma serie geométria com
    A = 3C e r = (1/4). Assim, A soma dos termos dessa serie será igual a (A/1-r){soma dos termos de uma pg infinita} que sera:
    (3C/4)/(1-(1/4)) = C. Lembrando da linha 1 que nao foi considerada, entao a capacitancia equivalente entre os pontos a e b sera:
    Capacitancia da linha 1 + Somatorio da serie = C + C = 2C (resposta).

    JOHNANTAN OLIVEIRA DOS SANTOS, ALUNO DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRICA NA UFC.

    ResponderExcluir