sábado, 16 de abril de 2011

Especial de Sábado

Efeitos estudados em Física e seus descobridores

Efeito Bernoulli

Borges e Nicolau


Daniel Bernoulli (1700-1782) nasceu em Groningen, na Holanda. Foi filósofo, fisiologista, físico e médico. Realizou importantes trabalhos em Medicina, Matemática e Mecânica, em especial em Hidrodinâmica. Em 1738 publicou sua famosa obra Hydrodynamica, cuja capa reproduzimos abaixo.


Uma propriedade dos fluidos em movimento, denominada Efeito Bernoulli, afirma que “onde a velocidade de um fluido é maior, a pressão é menor”. Vamos citar alguns exemplos que ilustram o efeito Bernoulli.

• Soprando uma tira de papel de seda

Ao soprar uma tira de papel de seda, conforme indica a figura, a velocidade do ar na região acima da tira é maior do que na região abaixo e consequentemente a pressão na região superior é menor. Por isso, a tira se eleva.

Clique para ampliar

• Caminhão transportando carga

É muito comum observarmos um caminhão utilizar um encerado para cobrir a carga que transporta. Estando o caminhão parado, o encerado é plano. Ao se movimentar, o encerado estufa para fora. Isto ocorre pois quando caminhão está em movimento a velocidade do ar acima do encerado é maior do que a do ar interno. Logo, a pressão do ar na região acima do encerado é menor do que a pressão interna. A diferença de pressão gera uma força para cima.

Clique para ampliar

• Destelhamento

Analogamente à situação anterior, pode haver destelhamento de uma casa durante uma ventania. Tal fato é ocasionado pela diferença de pressão do ar acima e abaixo do telhado.
 
• Vento rasante numa janela
 
Você já deve observado, durante uma ventania, que quando o ar passa rasante a uma janela, a cortina desloca-se em direção à janela.
 
• Animais que vivem em tocas

Eles constroem suas tocas com mais de uma abertura e em níveis diferentes. No nível mais alto a velocidade do vento é maior e a pressão é menor. A diferença de pressão entre as aberturas permite a circulação do ar.

Clique para ampliar

Veja uma interessante discussão sobre sustentação aqui.

Próximo sábado: Efeito Peltier

Nenhum comentário:

Postar um comentário