sábado, 16 de abril de 2011

Cursos do Blog - Respostas 13/04

Potencial Elétrico (II)
Borges e Nicolau

Exercício 1:
Considere o campo elétrico originado por duas cargas elétricas puntiformes +2Q e –Q, fixas nos pontos A e B, conforme indica a figura. Existem dois pontos N e M, da reta definida por A e B, nos quais o potencial elétrico resultante é nulo. Determine as distâncias de B a N e de B a M.

Clique para ampliar

Respostas: BN = 2 cm; BM = 6 cm

Exercício 2:
Três cargas elétricas estão fixas nos vértices de um triângulo eqüilátero, conforme o esquema. Qual é o potencial elétrico resultante no ponto M, médio do lado AB.
Dados: Q = 10-6 C; L = 23m; k0 = 9.109 N.m2/C2

Clique para ampliar
 
Resposta: 6.103 V

Exercício 3:
No campo elétrico gerado por uma carga elétrica puntiforme Q fixa num ponto O, considere os pontos A e B. O potencial elétrico no ponto A é  VA = 6.105 V. Determine:

a) O potencial elétrico do ponto B.
b) O trabalho da força elétrica que age numa partícula P eletrizada com carga elétrica q = 1 μC, ao ser deslocada de A até B.

Clique para ampliar

Respostas:
a) 18.105 V
b) -1,2 J

Exercício 4:
Retome o exercício anterior. Com que velocidade v0 a partícula P deve ser lançada do ponto A para atingir o ponto B com velocidade nula?
A massa de P é m = 6.10-5 kg.

Clique para ampliar

Resposta: 2.102 m/s

Exercício 5:
Considere o campo elétrico gerado pela cargas elétricas puntiformes +Q e –Q, separadas pela distância 2a e seja P um ponto situado a uma distância d de cada carga. A constante eletrostática do meio é k0. A intensidade do vetor campo elétrico resultante e o potencial elétrico resultante em P são, respectivamente iguais a:

a) k0.Q/d2 e k0.Q/d
b) zero e k0.Q/d
c) k0.Q/d2 e zero
d) 2.a.k0.Q/d3 e zero
e) k0.a.Q/d2 e k0.a.Q/d

Clique para ampliar

Resposta: d

Nenhum comentário:

Postar um comentário