sexta-feira, 8 de abril de 2011

História da Física

Oersted realizando experiências sobre eletricidade (original aqui)

Do magnetismo ao eletromagnetismo

Pouco se sabe a respeito da origem do magnetismo. Uma lenda estabelece que um anônimo pastor de ovelhas da Grécia antiga fez a primeira observação de um fenômeno magnético, ao perceber que a extremidade metálica do seu cajado ficava presa ao se aproximar de determinada pedra. Presume-se que aquela pedra fosse um pedaço de magnetita, um ímã natural. Entretanto, outras referências históricas fornecem versões diferentes para o advento do magnetismo. Parece que os chineses, considerados os inventores da bússola, e outros povos antigos havia muito tempo lidavam com fenômenos magnéticos.

William Gilbert

O estudo sistemático desses fenômenos na Europa, teve início com o cientista inglês WILLIAM GILBERT (1544-1603), contemporâneo de Galileu, que o apontou como criador do método experimental. Em 1600, publicou sua principal obra, De magnete, na qual descreveu várias experiências magnéticas, chegando à conclusão, entre outras, de que a Terra era uma grande esfera imantada.

Hans Christian Oersted

O nascimento do Eletromagnetismo se deu com a clássica experiência do físico dinamarquês HANS CHRISTIAN OERSTED (1777-1851). Em 1820, ele verificou que ao colocar uma bússola sob um fio elétrico, a agulha se desviava quando se fazia passar uma corrente pelo fio. A partir desse fato, foi possível estabelecer a conexão entre a corrente elétrica e os fenômenos magnéticos, permitindo um extraordinário desenvolvimento científico nessa área.

Vários cientistas se destacaram nesse processo.

André-Marie Ampère

O físico e matemático francês ANDRÉ-MARIE AMPÈRE (1775-1836) construiu o primeiro eletroímã. Esse dispositivo foi fundamental para a posterior invenção e aperfeiçoamento de vários aparelhos, como o telefone, o microfone, o telégrafo, etc.

Michael Faraday

MICHAEL FARADAY (1791-1867), notável cientista autodidata inglês, dedicou-se a diversos ramos da Física. No eletromagnetismo sua grande contribuição foi a descoberta do fenômeno da indução eletromagnética, que serviu de base para que pudessem surgir os geradores mecânicos de eletricidade e os transformadores.
(Fonte: Os fundamentos da Física - Vol. 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário