sábado, 18 de setembro de 2010

Leituras do Blog

Clique para ampliar

Desbravadores do conhecimento

Borges e Nicolau
Galileu Galilei (Pisa 1564 – Arcetri 1642), matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano, desempenhou um papel importante no desenvolvimento científico moderno. Enquanto pesquisava um determinado fenômeno fazia uso de experimentos para provar suas teorias. Partiu dele a advertência: “é preciso aprender a ler o grande livro da natureza escrito em caracteres matemáticos”, isto é, aliou o método experimental e a Matemática no intuito de desvendar os segredos da Física.

Com esse processo de trabalho estabeleceu a lei da queda dos corpos e a lei da Inércia, passos importantes no desenvolvimento da Mecânica.

Galileu foi também um dos pioneiros no estudo do céu com o auxílio de instrumentos. São notáveis suas anotações detalhadas das fases da Lua e de suas crateras, além dos estudos sobre as manchas solares e os satélites de Júpiter. Com esta última descoberta concluiu que a Terra não poderia ser o centro do Universo, tornando-se defensor do Sistema heliocêntrico proposto por Nicolau Copérnico (Torun 1473 - Frauenburgo 1543), astrônomo e matemático polonês.

Galileu aceitou as descobertas de Johannes Kepler (Weil der Stadt 1571 – Ratisbona 1630), astrônomo, matemático e astrólogo alemão. Kepler, com quem Galileu trocava constantemente cartas, descreveu o movimento dos planetas, inclusive o da Terra em torno do Sol, destacando a forma elíptica das órbitas. Galileu foi contemporâneo de René Descartes (La Haye, província de Touraine.1596 – Estocolmo, Suécia 1650), cientista e filósofo francês, Blaise Pascal (Clermont-Ferrand 1623 – Paris 1662), matemático, físico e filósofo francês, Simon Stevin (Bruges 1548 – Leyden 1620), matemático flamengo e Evangelista Torricelli (Faenza 1608 – Florença 1647), físico e matemático italiano.

Torricelli tornou-se um dos principais discípulos de Galileu, assistindo-o nos três últimos meses de sua vida e sucedendo-o como matemático na corte de Florença. Galileu Galilei foi condenado pela Inquisição em 1633 e obrigado a abjurar suas teorias, inclusive que a Terra se movesse no espaço. Conta a lenda que, depois dessa negativa teria murmurado “Eppur si muove!” (E no entanto ela se move!).

O papa João Paulo II absolveu Galileu perante a Inquisição, em 1992, três séculos e meio depois de sua condenação.

Isaac Newton (Woolsthorpe 1643 – Londres 1727), físico, matemático e astrônomo inglês. Contam que quando indagado sobre o porquê de seu conhecimento tão profundo das ciências, de suas contribuições tão brilhantes no campo da Matemática, da Física e da Astronomia, Newton teria respondido:

- “Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.

Uma forma elegante de dizer que sua obra era resultado de um processo que havia tido precursores da magnitude de Galileu, Copérnico e Kepler.

As principais contribuições de Newton situam-se no campo da Ciência Natural e na Matemática (Binômio de Newton e Cálculo Infinitesimal). A ele se devem o desenvolvimento e a sistematização da Mecânica, a formulação da teoria da Gravitação Universal, experiências e leis relativas à reflexão, refração e decomposição da luz. Newton não possuía um relacionamento amigável com Robert Hooke (Freshwater, Ilha de Wight 1635 – Londres 1703), cientista inglês. Em sua obra Óptica, Newton estabelece a teoria sobre a natureza corpuscular da luz e Hooke se contrapunha a esta teoria, considerando que a luz era constituída de vibrações.

Entre as inúmeras personalidades que viveram na mesma época de Newton, citamos o compositor italiano de música barroca, Antonio Vivaldi, autor da famosa série de concertos “As quatro estações” (clique aqui)

Daniel Bernoulli (Groningen, Holanda 1700 – Basiléia, Suíça 1782), filósofo, fisiologista, físico e médico. Realizou importantes trabalhos em Medicina. Matemática e Mecânica, em especial na Hidrodinâmica. Uma característica marcante de sua família é o fato de seus membros terem se dedicado ao estudo das ciências, principalmente a Matemática. (Clique aqui para conhecer detalhes da família Bernoulli)

Dos 12 cientistas apresentados, cronologicamente situam-se nos extremos: Arquimedes (Siracusa 287 aC - Siracusa 212 aC), matemático e inventor grego e Albert Einstein (Ulm, Alemanha 1879 – Princeton, EUA 1955), físico alemão, naturalizado americano e o mais importante cientista do século XX. (Clique aqui para ver uma Biografia completa de Albert Einstein)

Fontes:
Os fundamentos da Física Volume 1
Os Movimentos, pequena abordagem sobre Mecânica

Faça um teste: No texto apresentado fizemos considerações sobre 12 cientistas muito importantes, que contribuíram enormemente para o desenvolvimento das Ciências. Identifique estes cientistas nas fotos acima. Amanhã daremos as respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário