quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Física do cotidiano

Eletrodinâmica
Respostas de 29/09

Borges e Nicolau

1) Raphael está montando um circuito elétrico em sua residência e necessita de 5 metros de fio de cobre, com a mais baixa resistência elétrica possível. O vendedor dispõe de três fios, de números 14, 12 e 10 e explica que quanto menor o número do fio maior é o diâmetro de sua seção reta. Qual dos fios Raphael escolheu?

Resposta:
Raphael escolheu o fio de número 10. Seu diâmetro é maior (fio mais grosso) e consequentemente sua resistência elétrica é menor. O material é o mesmo (cobre), assim como o comprimento do fio.

2. Celestino compra duas lâmpadas elétricas incandescentes de mesma potência, sendo uma para 127 V e outra para 220 V. Por engano liga a lâmpada para 127 V numa tomada de 220 V e a lâmpada para 220 V, numa tomada de 127 V. Na primeira situação a lâmpada queima. Pode-se afirmar que o mesmo acontece na segunda situação?

Resposta:
Não. A lâmpada para 220 V ligada numa tomada de 127 V não queima, mas apresenta brilho bem inferior ao de funcionamento normal.

3) As lâmpadas elétricas dos cômodos de uma casa são ligadas em paralelo, de modo que quando uma queima as outras apagam. A afirmação está certa ou errada?

Resposta:
A afirmação está errada, As lâmpadas dos diversos cômodos estão ligadas em paralelo, mas se uma queima as outra continuam funcionando normalmente.

4) Para a iluminação de uma escada utilizam-se duas chaves do tipo “paralela”, que possuem três terminais no lugar de dois. Uma chave fica no andar de baixo e a outra no andar de cima. Analise o circuito e explique como ele funciona.

Clique para ampliar

Resposta:
Cada uma das chaves permite acender ou apagar a lâmpada que ilumina a escada, independentemente da posição da outra chave. Assim, com a chave C1 na posição 2 a lâmpada está acessa. Passando para a posição 1, apagamos a lâmpada. O mesmo podemos fazer com a chave C2 do andar de cima. Se a chave C2 estiver na posição 4 e a chave C1 na posição 2, a lâmpada estará acesa. Se a chave for colocada na posição 3 a lâmpada será apagada.

5) O ebulidor elétrico é um equipamento constituído essencialmente por um resistor, em forma de hélice e destina- se a aquecer ou levar à fervura um determinado líquido, como por exemplo a água. Um ebulidor foi ligado, sem estar imerso na água e seu resistor queimou rapidamente. Explique por que isso ocorreu.

Resposta:
Não estando mergulhado na água, ocorre menor transferência de calor para o meio ambiente. Deste modo, a temperatura do resistor vai aumentando até sua fusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário