sábado, 11 de setembro de 2010

A Física do cotidiano

Hidrostática
Respostas de 10/09

Borges e Nicolau

1) Explique por que as esteiras de uma escavadeira exercem menor pressão do que as rodas de um veículo, estando ambos num terreno lamacento. Considere que os dois móveis tenham o mesmo peso.

A pressão é, por definição, o quociente entre a intensidade da força e a área na qual a força se distribui perpendicularmente ( p = F/A ). Sendo a área da esteira, em contato com o terreno, maior do que a das rodas, menor será a pressão que a esteira exerce, uma vez que ambos têm o mesmo peso.

2) Rodrigo dirigindo seu carro, tendo seu amigo Raphael como passageiro, entram num trecho de estrada lamacento. O carro derrapa e não consegue sair. Raphael sugere a Rodrigo esvaziar um pouco os pneus. Rodrigo assim procede e consegue sair do trecho com lama. Explique por que isso ocorreu?

Ao esvaziar um pouco os pneus, aumenta a área de contato dos pneus com o trecho lamacento e conseqüentemente diminui a pressão. O carro afunda menos na lama e pode sair com maior facilidade.

3) Eneida tenta abrir um pote de requeijão forçando a tampa para cima e não consegue. Pedro, com uma faca, retira o lacre existente na tampa e esta sai com facilidade. Explique.

A pressão externa (pressão atmosférica) é maior do que a pressão interna exercida pelo do ar existente na interior do pote. Isto ocorre porque, no processo de fabricação, o ar interno existente sob a tampa é rarefeito. Daí a dificuldade de se retirar a tampa, simplesmente forçando. Ao retirar o lacre ar externo entra para o interior do pote de modo a igualar as pressões. Não havendo diferença de pressão a retirada da tampa é feita praticamente sem esforço.

4) Para verter o óleo existente numa lata é necessário fazer dois furos opostos na tampa superior. Explique o porquê desse procedimento.

Ao inclinar a lata o óleo escoa pelo furo de baixo da tampa superior. Isto ocorre porque a pressão do óleo no furo de cima é igual à pressão atmosférica. Já a pressão do óleo no furo de baixo é igual à pressão atmosférica somada com a pressão da coluna de óleo existente acima desse furo. Assim, a pressão do óleo no furo de baixo e maior do que do que a pressão atmosférica, quando a lata está inclinada. Por isso, o óleo escoa pelo furo de baixo.

5) Por que quando você toma um refrigerante em um copo com um canudo, o líquido sobe pelo canudo?

Ao tomar o refrigerante você faz uma sucção de modo que a pressão do ar no interior de sua boca fica menor do que a pressão atmosférica. Devido a esta diferença de pressão o líquido sobe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário