Os óculos do professor Elmo
(UFMG)
Quando uma pessoa olha para um objeto, a imagem deste deve se formar sobre a retina. Algumas pessoas, por terem um defeito de visão, veem objetos próximos fora de foco, enquanto os distantes ficam mais bem focados. Outras pessoas têm o defeito contrário - ou seja, os objetos distantes são vistos fora de foco e os próximos, mais nitidamente. Elmo é um professor de Física portador de um desses dois defeitos e, para corrigi-lo, ele precisa usar óculos.
Nestas figuras, Elmo está sem óculos, à esquerda, e com seus óculos, à direita.
Como se pode notar na figura da direita, os óculos fazem com que os olhos de Elmo pareçam maiores.
a) A lente dos óculos de Elmo é convergente ou divergente? Justifique sua resposta.
b) Nesta figura, está representado um dos olhos de Elmo, sem óculos, e dois raios de luz que vêm de um objeto muito distante:
Desenhe, nessa figura, a continuação dos dois raios para indicar em que ponto se forma a imagem do objeto. Explique seu raciocínio.
Resolução:
a) A imagem dos olhos do prof. Elmo é direita e maior. Logo, a lente de seus óculos é convergente.
b) O prof. Elmo é hipermetrope. Não realizando esforço de acomodação, a imagem de um objeto distante se forma depois da retina. Realizando esforço de acomodação, mesmo sem óculos, o prof. Elmo enxerga bem objetos distantes, conforme o enunciado: "os objetos distantes ficam mais bem focados". Para esta situação, temos a imagem se formando exatamente na retina:
Nenhum comentário:
Postar um comentário