James Rosenquist
James Rosenquist é um pintor do movimento pop americano, nascido em 29 de novembro de 1933. James estudou na Escola de Arte de Minneapolis e depois foi estudar pintura na Universidade de Minnesota, até 1954, indo, no ano seguinte continuar os estudos na Art Students League, em New York.
Trabalhando com outdoor, desenvolveu os grandes formatos para a pintura, assim como assimilou os contextos da cultura pop. Combinando e fragmentando imagens, Rosenquist trabalha basicamente com a composição construindo narrativas visuais.
Além das Pinturas faz gravuras, desenhos e colagens, como a gravura Time Dust de 1992, considerada a maior impressão já feita. Em 1963, participou da seleção ”Art in America Young Talent USA“ e em 1968 recebeu o Golden Plate Award da American Academy of Achievement.
Em 2002, ganhou o prêmio anual da Fundação Cistóbal Gaborrón. Em 1972, o Whitney Museum of American Art fez sua retrospectiva e em 2003 foi a vez do Solomon R. Guggenheim Museum organizar outra grande retrospectiva. Entre os artistas pop Rosenquist é considerado, junto a Jasper Johns, como um dos grandes inovadores da pintura a partir dos anos sessenta.
Saiba mais aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário