Leis de Newton e Atrito
Clique para ampliar
Borges e Nicolau
Exercício 1
Seu Joaquim empurra uma caixa que escorrega ao longo do solo horizontal. Ao atingir a velocidade v = 3,0 m/s, seu Joaquim deixa de empurrar a caixa que se desloca 1,5 m até parar. Adote g = 10 m/s2. Qual é o coeficiente de atrito dinâmico entre a caixa e o solo?
Clique para ampliar
Exercício 2
Aplica-se numa caixa, de peso P = 44 N, uma força de intensidade
F= 20 N, conforme indica a figura. Sendo sen θ = 0,60 e cos θ = 0,80 e considerando-se a caixa na iminência de escorregar, determine o coeficiente de atrito estático entre a caixa e o solo.
Clique para ampliar
Exercício 3
a) Calcule a aceleração dos blocos A e B, de mesma massa m, considerando que não existe atrito entre o bloco B e o plano inclinado.
b) Sendo os coeficientes de atrito estático e dinâmico entre B e o plano inclinado iguais a 0,20, verifique se o sistema abandonado em repouso entra em movimento. Em caso afirmativo, calcule a aceleração dos blocos.
São dados: sen θ = 0,60, cos θ = 0,80 e g = 10m/s2
Considere o fio e a polia ideais.
Clique para ampliar
Exercício 4
Na figura, A e B são dois blocos de massas 4,0 kg e 6,0 kg, respectivamente. Não há atrito entre B e o solo horizontal. Uma força horizontal de intensidade F = 30 N é aplicada no bloco B, de modo que não ocorre escorregamento de um bloco em relação ao outro.
Determine a aceleração dos blocos e a intensidade da fora de atrito que B exerce em A.
Clique para ampliar
Exercício 5
Refaça o exercício anterior. Quais seriam as respostas se a força F fosse aplicada no bloco A? Considere que um bloco não escorregue em relação ao outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário