quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Física do cotidiano

Eletrodinâmica

Borges e Nicolau

1) Raphael está montando um circuito elétrico em sua residência e necessita de 5 metros de fio de cobre com a mais baixa resistência elétrica possível. O vendedor dispõe de três fios, de números 14, 12 e 10 e explica que quanto menor o número do fio maior é o diâmetro de sua seção reta. Qual dos fios Raphael escolheu?

2) Celestino compra duas lâmpadas elétricas incandescentes de mesma potência, sendo uma para 127 V e outra para 220 V. Por engano liga a lâmpada para 127 V numa tomada de 220 V e a lâmpada para 220 V numa tomada de 127 V. Na primeira situação a lâmpada queima. Pode-se afirmar que o mesmo acontece na segunda situação?

3) As lâmpadas elétricas dos cômodos de uma casa são ligadas em paralelo, de modo que quando uma queima as outras apagam. A afirmação está certa ou errada?

4) Para a iluminação de uma escada utilizam-se duas chaves do tipo “paralela”, que possuem três terminais no lugar de dois. Uma chave fica no andar de baixo e a outra no andar de cima. A chave C1 pode ocupar as posições 1 ou 2 e a chave C2 as posições 3 ou 4. Analise o circuito e explique como ele funciona.

Clique para ampliar

5) O ebulidor elétrico é um equipamento constituído essencialmente por um resistor em forma de hélice e destina-se a aquecer ou levar à fervura um determinado líquido, como por exemplo a água. Um ebulidor foi ligado sem estar imerso na água e seu resistor queimou rapidamente. Explique por que isso ocorreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário