domingo, 1 de setembro de 2013

Arte do Blog

Boats, Old Lyme

Hardie Gramatky

Hardie Gramatky nasceu em Dallas, Texas, em 1907 e mudou-se aos 10 anos para a Califórnia quando seu pai morreu. Frequentou a Universidade de Stanford e Escola de Arte Chouinard. Hardie Gramatky ajudou a iniciar a arte regional conhecida como movimento Aquarela Califórnia, no final de 1920, ao mesmo tempo que começou a trabalhar, em 1929, como animador no Walt Disney Studios.

Mykonos, Greece

Foi em 1939, já morando em New York que Gramatky viu um pequeno rebocador Moran parado no East River e teve a idéia de usá-lo como personagem num livro para crianças. Assim nasceu "Little Toot", um dos primeiros livros infantis de GP Putnam.

Loch Ness

Little Toot foi homenageado pela Biblioteca do Congresso, considerado um clássico da literatura infantil e, em 1949, foi tema de um carro alegórico no Tournament of Roses em Pasadena, CA. Mais de seis milhões de cópias do livro foram vendidas ao longo dos anos. Little Toot foi publicado em japonês, tailandês, dinamarquês, Sul Africano, Afrikaans e outras línguas.

Greenwich

Um homem otimista e modesto, Gramatky ficou surpreso ao ser nomeado, em 2006, por Andrew Wyeth, como um dos vinte melhores aquarelistas americanos de todos os tempos. Mas o fato é que suas pinturas e livros continuam fazendo sucesso muito tempo depois de sua morte.

Yacht Race

Seu 100º aniversário foi no dia 12 de abril de 2007. Em setembro de 2007 uma edição clássica restaurada de Little Toot foi publicada pela Penguin Putnam, com as cores vibrantes de vermelho e azul da primeira edição. Hardie Gramatky morreu em 29 de abril de 1979.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário