domingo, 26 de junho de 2011

Arte do Blog

O bibliotécario - 1566

Arcimboldo

Borges e Nicolau

Giuseppe Arcimboldo (1527-1593). Foi um pintor italiano, nascido em Milão. Inventivo e original criou uma obra fora dos padrões convencionais e com isso acabou por influenciar artistas de épocas futuras, como Salvador Dalí, Paul Delvaux e René Magritte.

Tal influência foi homenageada em 1987, em Veneza, por ocasião de uma exposição de pintores surrealistas chamada "The Arcimboldo Effect".

A carreira de Giuseppe Arcimboldo teve início quando ele tinha 22 anos e, ao lado do pai, Biaggio, seu primeiro mestre, trabalhou como desenhista dos vitrais da catedral milanesa. Enquanto trabalhava o jovem artista fazia pesquisas. O estudo das gravuras de Leonardo da Vinci fica evidente em sua produção posterior, especialmente o lado jocoso dos trabalhos do mestre.

Em 1562 mudou-se para Praga, onde se tornou o pintor favorito da corte, realizando cenários para o teatro imperial e trabalhando sucessivamente para os imperadores Fernando I, Maximiliano II e Rodolfo II. 

Arcimboldo morreu em Milão. Atualmente suas obras podem ser vistas em diversos museus europeus. Seu trabalho mais conhecido é a série "As quatro estações" (1573), constituída de cabeças formadas por elementos vegetais como flores, folhas etc. Outras obras de destaque que merecem ser citadas são: Água (1566), Fogo (1566), Terra (1570), Auto-retrato (1575), Flora (1591).
X
Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário