domingo, 19 de junho de 2011

Arte do Blog

Red tree, 1908

Mondrian

Borges e Nicolau
Pieter Cornelis Mondrian, nasceu em Amersfoort, na Holanda, em 7 de março de 1872 e morreu em Nova Iorque, Estados Unidos, em 1 de fevreiro de 1944.  O início da carreira foi difícil, a família era religiosa ao extremo e entendia que a arte poderia levar a uma vida pecaminosa. Apesar das objeções do pai, Mondrian estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdam entre 1892 e 1895 e depois começou a pintar.

Os primeiros trabalhos mostravam paisagens bucólicas em tons suaves. Por volta de 1908, sob a influência do pintor holandês Jan Toorop, começou a experimentar cores mais brilhantes no intuito de transcender a natureza, criando uma série de pinturas de árvores e flores nas quais desenvolveu um estilo cada vez mais abstrato. É dessa época o quadro "Red Tree" (árvore vermelha) postado acima.

 
 Still Life with Gingerpot I, 1911

A partir de 1917 até a década de 1940 Mondrian desenvolve um padrão caracterizado por pinturas definidas por linhas pretas ortogonais delimitando espaços vazios preenchidos com cores primárias: amarelo, azul e vermelho. 

O trabalho original e minimalista tem lugar de destaque na produção artística do século XX. Mondrian continua inspirando pintores, desenhistas industriais, criadores de moda, arquitetos e publicitários, sem que os que se apropriam de seus conceitos levem em conta que o conjunto da obra trata de fundamental e filosófica recusa à imagem.


Composição em vermelho, azul e amarelo

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário