domingo, 12 de junho de 2011

Arte do Blog

A visão de São João (1608-1614)

El Greco

Borges e Nicolau
Domenikos Theotocopoulos, conhecido como El Greco, (1541-1614) foi um pintor, escultor e arquiteto nascido na Ilha de Creta e radicado na Espanha, onde é considerado o maior gênio da escola espanhola. El Greco assinava seus quadros em caracteres gregos, e às vezes a assinatura era seguida por Kres (Creta).

Pouco se sabe da sua juventude, há alguns registros de 1566, onde um documento de Creta faz referência a ele como mestre pintor. De Creta, El Greco foi para Veneza (Creta era então uma possessão veneziana), e em 1570 nova mudança, desta vez para Roma onde o miniaturista Giulio Clovio descreveu-o como um aluno de Ticiano, mas é provável que a maior influência que El Greco recebeu tenha sido de Tintoretto, e, em escala menor, de Michelangelo.

Em 1577 mudou-se para Toledo, na Espanha, onde viveu, produziu suas pinturas mais conhecidas e trabalhou até morrer.

O estilo dramático e expressivo de El Greco foi considerado estranho por seus contemporâneos, mas encontrou grande apreciação no século XX, sendo ele considerado um precursor do expressionismo e do cubismo. Sua personalidade e seus trabalhos serviram como fonte de inspiração a poetas e escritores como Rainer Maria Rilke.

El Greco é considerado pelo modernos estudiosos como um artista tão individual que não o consideram como pertencente a nenhuma das escolas convencionais. É mais conhecido por suas figuras tortuosamente alongadas e uso frequente de pigmentação fantástica ou mesmo fantasmagórica, unindo tradições bizantinas com a pintura ocidental.

Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário