sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Leituras do Blog


Tindo, uma tendência nos transportes futuros

O primeiro ônibus movido a energia solar em operação no mundo

Borges e Nicolau
O Conselho Municipal da cidade de Adelaide elevou o padrão internacional em sustentabilidade com a introdução do primeiro ônibus elétrico movido a energia solar do mundo. As baterias que abastecem o motor são 100%  recarregadas com energia proveniente do Sol. O ônibus batizado de Tindo, palavra do idioma Kaurna Aborígene que significa "Sol", faz parte do serviço municipal de transporte coletivo da cidade de Adelaide e presta serviço gratuíto a seus habitantes.Fabricado pela empresa da Nova Zelândia Designline Internacional, o ônibus possui um sistema de travagem regenerativa que armazena energia nas frenagens e proporciona até 30% de economia no consumo de energia.

Além de ser ecologicamente correto o Tindo é confortável, possui ar condicionado para os 40 passageiros em lotação máxima, distribuidos em 25 assentos padrão, 2 lugares destinados a pessoas com necessidades especiais e 13 passageiros em pé. Desde fevereiro de 2010 o ônibus percorreu mais de 55.000 km, economizando mais de 14.000 litros de diesel e poupando o ambiente de mais de 70.000 kg de CO2. A autonomia do ônibus é de cerca de 200 km entre as recargas, isso em condições de tráfego urbano. O conforto inclui conexão de internet sem fio o que permite aos passageiros navegar na rede gratuitamente durante a viagem.

O ônibus-solar elétrico é recarregada através de um sistema solar fotovoltaico fornecidos pela BP Solar, que está instalado na Central Rodoviária de Adelaide. A instalação solar foi financiado pelo Conselho da Cidade Adelaide e o Governo Australiano, através do Programa Adelaide Cidade Solar.

Esta iniciativa é um investimento significativo para um futuro sustentável da cidade de Adelaide, proporcionando à comunidade a liderança em opções sustentáveis de transporte público. Uma excelente opção para a Austrália e também para outros países ensolarados, como é o caso do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário