domingo, 14 de novembro de 2010

Arte do Blog

Clique para ampliar

Glass House

Borges e Nicolau
Em 1949 o arquiteto Philip Cortelyou Johnson (1906-2005) projetou esta singular residência que segundo ele poderia ser chamada de "diário de um arquiteto excêntrico", mas ficou conhecida como "Glass House", literalmente casa de vidro.

A casa, cuja planta é retangular, tem paredes externas de vidro, cozinha aberta e, com exceção do banheiro e da lareira, não tem divisões internas. Apesar da controvérsia que despertou e continua despertando, a obra é considerada patrimônio da arquitetura moderna nos EUA.

O projeto redundou em uma obra de aspecto agradável, é impossível não ficar impressionado com o contraste entre a singeleza da proposta e o impacto visual do resultado. 

Embora não tenha sido adotada como referência de projetos residenciais, tornou-se fonte de inspiração para arquitetos de agências bancárias.

Pensando no conforto térmico, podemos afirmar que esse tipo de arquitetura não é conveniente para regiões quentes e ensolaradas. O vidro tem características que o colocam em xeque como material de vedação, é transparente ao espectro visível da luz e opaco em relação aos raios infra-vermelhos, que transportam calor. A luz entra, mas o calor interno, que sairia propagado por radiação, fica aprisionado, tornando a casa uma autêntica estufa.

Conclusão, manter a temperatura interna dentro de padrões confortáveis demandaria a instalação de aparelhos de ar condicionado que consomem energia e têm alto custo.

A obra, por sua originalidade, é digna de figurar entre as mais significativas da arquitetura do século XX e poderia ser resumida na máxima "less is more".

Uma caixa retangular de aço e vidro que desperta a curiosidade e aguça a sensibilidade de quem a contempla.

Uma verdadeira obra de arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário