terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cursos do Blog

Algumas aplicações práticas do Eletromagnetismo

Borges e Nicolau

Microfone de indução


As ondas sonoras que chegam ao microfone fazem a membrana vibrar e, portanto, a bobina móvel também vibra. Assim, a bobina movimenta-se no interior do campo magnético gerado pelo ímã fixo e uma tensão elétrica é induzida na bobina móvel. Temos, portanto, a transformação dos sons recebidos pelo microfone em variações de tensão elétrica na bobina. Essa tensão é, em geral, amplificada para uso posterior.

Alto-falante


A corrente elétrica proveniente do microfone atravessa a bobina móvel do alto-falante, que está ligada a um cone de papelão. A bobina fica sob a ação do campo magnético radial gerado pelo ímã fixo. Assim, forças magnéticas agem na bobina movimentando-a. O movimento da bobina implica a vibração do cone. O ar junto ao cone também vibra, reproduzindo o som captado pelo microfone.

Cartão magnético


As informações contidas no cartão magnético são armazenadas na tarja magnética, na qual ficam gravadas em código binário, numa sequência de trechos magnetizados e não magnetizados. A máquina leitora possui uma bobina enrolada num núcleo de ferro, Quando o cartão magnético passa pela ranhura, sinais elétricos são induzidos na bobina. Esses sinais são decodificados por um computador.

Detector de metais

 
O aparelho consta de uma bobina que ao ser percorrida por corrente elétrica gera um campo magnético. Quando o aparelho é aproximado de um objeto metálico ocorre variação do fluxo magnético e consequente indução de correntes elétricas no objeto. Essas correntes variáveis originam campos magnéticos variáveis que induzem novas correntes na bobina, modificando a corrente original que a atravessava. A variação da intensidade da corrente é detectada por um amperímetro que aciona um alarme sonoro e um sinal luminoso, indicando a presença do objeto metálico.
(Fonte: Os fundamentos da Física, Volume 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário