Algumas aplicações práticas do Eletromagnetismo
Borges e Nicolau
Microfone de indução
As ondas sonoras que chegam ao microfone fazem a membrana vibrar e, portanto, a bobina móvel também vibra. Assim, a bobina movimenta-se no interior do campo magnético gerado pelo ímã fixo e uma tensão elétrica é induzida na bobina móvel. Temos, portanto, a transformação dos sons recebidos pelo microfone em variações de tensão elétrica na bobina. Essa tensão é, em geral, amplificada para uso posterior.
Alto-falante
Alto-falante
A corrente elétrica proveniente do microfone atravessa a bobina móvel do alto-falante, que está ligada a um cone de papelão. A bobina fica sob a ação do campo magnético radial gerado pelo ímã fixo. Assim, forças magnéticas agem na bobina movimentando-a. O movimento da bobina implica a vibração do cone. O ar junto ao cone também vibra, reproduzindo o som captado pelo microfone.
Cartão magnético
Cartão magnético
As informações contidas no cartão magnético são armazenadas na tarja magnética, na qual ficam gravadas em código binário, numa sequência de trechos magnetizados e não magnetizados. A máquina leitora possui uma bobina enrolada num núcleo de ferro, Quando o cartão magnético passa pela ranhura, sinais elétricos são induzidos na bobina. Esses sinais são decodificados por um computador.
Detector de metais
O aparelho consta de uma bobina que ao ser percorrida por corrente elétrica gera um campo magnético. Quando o aparelho é aproximado de um objeto metálico ocorre variação do fluxo magnético e consequente indução de correntes elétricas no objeto. Essas correntes variáveis originam campos magnéticos variáveis que induzem novas correntes na bobina, modificando a corrente original que a atravessava. A variação da intensidade da corrente é detectada por um amperímetro que aciona um alarme sonoro e um sinal luminoso, indicando a presença do objeto metálico.
(Fonte: Os fundamentos da Física, Volume 3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário